A EDUCAÇÃO LIBERTADORA COMO PRÁTICA DE UMA POLÍTICA DE INTEGRAÇÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA
Keywords:
Políticas Públicas, Integração, Pessoa com Deficiência, Ética, Pedagogia.Abstract
O presente trabalho tem por objetivo elucidar o papel da educação como aliada da construção de uma ética em direitos humanos no tocante a pessoa com deficiência. Educação essa que tem por base os fundamentos descritos na Pedagogia do Oprimido de Paulo Freire, baseando-se na problematização de educandos para o conhecimento das diferenças e da problemática da inclusão social da pessoa com deficiência no país, o trabalho fundamenta-se numa metodologia indutiva bibliográfica, aliando-se o levantamento de referencial teórico, com a fundamentação de hipóteses e deduções que surgiram ao longo da pesquisa. Dentro deste aspecto metodológico procura-se evidenciar o ponto de conexão entre a pedagogia e os direitos humanos dos deficientes, visando a construção de uma ética humanista e a emancipação das pessoas através da educação.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.