A NATUREZA DO SECRETARIADO EXECUTIVO COMO CIÊNCIA PRÁTICA
Abstract
Este trabalho objetiva discutir a possibilidade de um estabelecimento do Secretariado Executivo como ciência prática. Em vista disso, apresentará sumariamente as principais teorias ou proposições existentes em torno da constituição do Secretariado Executivo enquanto ciência teórica e, por conseguinte, como área de conhecimento. Neste caso, discutirá de modo específico os problemas e os limites dessas teorias e proposições, quando confrontadas entre si, no sentido em que as mesmas compreendem ou concebem a natureza do Secretariado Executivo. Em seguida, partindo da constatação de que essas teorias e proposições concebem o Secretariado Executivo basicamente como ciência teórica, ou teoria geral, ou ainda como ciência auxiliar, em ambos os casos, nos limites de uma ciência aplicada, o presente trabalho buscará introduzir a questão da natureza própria do Secretariado Executivo como eminentemente prática, com o que se deve buscar compreendê-lo e assim concebê-lo mais adequadamente como uma ciência prática. O trabalho tematizará assim os conceitos de ciência prática e de conhecimento prático; bem como, portanto, o Secretariado Executivo assim entendido e sua fundamentação, como conhecimento prático, na ação propriamente dita. Por fim, evidenciar-se-á a ação do profissional Secretário Executivo, concebido como facilitador epistemologicamente capaz de pensar as estruturas constituintes do Secretariado Executivo. Este entendido como forma de conhecimento.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.