ESTRUTURA DO SNI BRASILEIRO E COOPERAÇÃO PARA INOVAÇÃO NA INDÚSTRIA NACIONAL: UMA ANÁLISE EXPLORATÓRIA A PARTIR DA PINTEC

Autores/as

  • ELIANA CUNICO
  • CLAUDIA BRITO SILVA CIRANI
  • JAILSON SOUZA DE JESUS

Palabras clave:

Cooperação, inovação, PINTEC.

Resumen

As atividades de cooperação direcionadas à inovação se refletem em transferência de tecnologia e conhecimento, além de criam fluxos bilaterais de ciência técnica, desenvolvendo o Sistema Nacional de Inovação - SNI. O objetivo deste trabalho é analisar as variáveis da Pesquisa de Inovação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - PINTEC direcionadas à cooperação para inovação na indústria brasileira, com vistas à comparação dos resultados das duas últimas edições. O foco é dado em características da organização do SNI propostas por (WANG, 2009) e sua relação com os dados empíricos divulgados por este importante instrumento, a PINTEC. Este estudo está caracterizado epistemologicamente como interpretativista. Quanto a sua abordagem e análise dos dados, define-se como qualitativo e descritivo. Do ponto de vista metodológico, o trabalho apóia-se na coleta e sistematização e análise das variáveis das edições da PINTEC 2008 e 2011 que, na percepção dos autores, fornecem subsídios para construção de um panorama do SNI brasileiro. As principais conclusões deste trabalho sugerem que ações de cooperação possuem grande importância na política da indústria brasileira, porém, a efetividade de políticas públicas nessa direção é baixa. 

Publicado

03-10-2016

Cómo citar

CUNICO, E.; CIRANI, C. B. S.; JESUS, J. S. D. ESTRUTURA DO SNI BRASILEIRO E COOPERAÇÃO PARA INOVAÇÃO NA INDÚSTRIA NACIONAL: UMA ANÁLISE EXPLORATÓRIA A PARTIR DA PINTEC. Ciências Sociais Aplicadas em Revista, [S. l.], v. 14, n. 27, p. 148–164, 2016. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/csaemrevista/article/view/15210. Acesso em: 29 may. 2024.

Número

Sección

Ad