CONTROLE DE ESTOQUES: UM ESTUDO REALIZADO EM UMA CÂMERA DE VEREADORES DO RIO GRANDE DO SUL
Palabras clave:
Estoques, controle de estoques, câmara de vereadores.Resumen
Os estoques fazem parte do dia a dia das organizações independentemente do porte ou ramo de atuação. Todavia, gerenciá-los não é uma tarefa simples. Por isso, se faz necessário à adoção de ferramentas de gestão, por um lado, evitando imobilizar recursos além dos custos envolvidos com armazenagem, e por outro, a falta de materiais o que prejudica o bom andamento das atividades, inclusive, acarreta na perda de vendas em empresas comerciais. Diante do exposto, este trabalho se propõe a apurar o giro do estoque, ponto do pedido, lote econômico de compra, como também, o estoque de segurança e o estoque máximo de uma Câmara de Vereadores localizada na região central do Rio Grande do Sul a partir do sistema de controle de estoques utilizado pela instituição. Para tanto, adotou-se uma pesquisa bibliográfica e pesquisa-ação quanto aos meios, bem como uma pesquisa descritiva quanto aos fins. Os resultados obtidos indicam que em relação ao giro de estoque dos 46 itens analisados 15 destes não apresentaram rotatividade suficiente para renová-lo no período. A respeito do ponto do pedido e estoque de segurança os copos descartáveis para água foi o item que mais despontou na análise realizada, portanto, merecem maior atenção por parte dos servidores. No que tange ao lote econômico de compra, observou-se certa discrepância entre o lote de compra realizado e o calculado.Descargas
Publicado
22-11-2016
Cómo citar
REIS, J. D. S.; BOLIGON, J. A. R.; MEDEIROS, F. S. B. CONTROLE DE ESTOQUES: UM ESTUDO REALIZADO EM UMA CÂMERA DE VEREADORES DO RIO GRANDE DO SUL. Ciências Sociais Aplicadas em Revista, [S. l.], v. 16, n. 30, p. 225–246, 2016. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/csaemrevista/article/view/15618. Acesso em: 3 nov. 2024.
Número
Sección
Ad
Licencia
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.