PENSAMENTO, PLANEJAMENTO E AÇÕES ESTRATÉGICAS NAS IES COMUNITÁRIAS (ICES-BR): ELEMENTOS FUNDAMENTAIS DA GESTÃO ESTRATÉGICA UNIVERSITÁRIA

Autores/as

  • Raul Otto Laux Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE
  • Pedro Antônio de Melo Universidade Federal de Santa Catarina
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Palabras clave:

Planejamento estratégico, pensamento estratégico, ação estratégica, universidade, crise.

Resumen

O artigo analisa a temática estratégica da Universidade mediante uma abordagem exploratória quali-quantitativa sobre a produção científica dos constructos (Bibliometria) que compõem dito tema, fundamentada na existência de uma crise funcional-existencial, colocando em risco sua sobrevida como instituição milenar. O principal objetivo é mensurar o posicionamento dos gestores das ICES-BR em relação ao objeto de análise (a estratégia) mediante um estudo de corte transversal descritivo-exploratório, limitado ao Estado de Santa Catarina/Brasil. Os resultados apontam para uma ratificação da hipótese de pesquisa, ao tempo em que também permitem inferir a real existência dessa crise e a necessidade premente em se repensar um novo modelo de universidade, condizente com os determinantes que regem, hoje, dito segmento de mercado em nível planetário.

Biografía del autor/a

Raul Otto Laux, Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE

Professor titular da UNIFEBE, Doutor em Administração, Pós-Doutorando em Administração (UFSC).

Pedro Antônio de Melo, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor titular do PPGaD da UFSC e Diretor do INPEAU/UFSC, Doutor em Engenharia de Produção e Sistemas (UFSC).

Publicado

02-08-2017

Cómo citar

LAUX, R. O.; MELO, P. A. de. PENSAMENTO, PLANEJAMENTO E AÇÕES ESTRATÉGICAS NAS IES COMUNITÁRIAS (ICES-BR): ELEMENTOS FUNDAMENTAIS DA GESTÃO ESTRATÉGICA UNIVERSITÁRIA. Ciências Sociais Aplicadas em Revista, [S. l.], v. 17, n. 32, p. 25–61, 2017. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/csaemrevista/article/view/17493. Acesso em: 18 may. 2024.

Número

Sección

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