TRANSMISSÃO DE PREÇOS PAGOS AOS PRODUTORES DE LEITE NOS ESTADOS BRASILEIROS DE MAIOR PRODUÇÃO COM FOCO NO ESTADO BAIANO NO PERIODO DE QUINZE ANOS
Agencias de apoyo
Palabras clave:
Bacia leiteira, Transmissão de preços, Vetor Autorregressivo.Resumen
O estudo objetivou analisar o comportamento dos preços pagos aos produtores de leite entre as principais bacias brasileiras, com foco no estado da Bahia, para o período de janeiro de 2002 a junho de 2017. Para este estudo foi utilizado o método de Vetores Autorregressivos. Os resultados evidenciaram que Minas Gerais lidera a formação de preços devido, principalmente, à condição de maior produtor de leite do país, investimento em tecnologia e o grande número de indústrias instaladas de transformação da matéria-prima leite. Além dessa influência, os estados são influenciados pelos seus próprios preços. No entanto, a Bahia apresentou maior influência em seus preços. Este fato pode ser explicado pela valorização das políticas de preço ao produto no Nordeste, ocasionada pelos períodos de estiagem. Portanto as políticas de preços praticadas no estado mineiro afetam o processo de formação de preços nos demais estados.Descargas
Publicado
09-05-2018
Cómo citar
MELO, A. de S.; BORBA, M. da C.; MELO, J. E. B.; RAMOS, J. E. S. TRANSMISSÃO DE PREÇOS PAGOS AOS PRODUTORES DE LEITE NOS ESTADOS BRASILEIROS DE MAIOR PRODUÇÃO COM FOCO NO ESTADO BAIANO NO PERIODO DE QUINZE ANOS. Ciências Sociais Aplicadas em Revista, [S. l.], v. 18, n. 34, p. 144–165, 2018. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/csaemrevista/article/view/19485. Acesso em: 3 nov. 2024.
Número
Sección
Ad
Licencia
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.