A RELEVÂNCIA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA SOCIOEDUCAÇÃO EM CASCAVEL, PR

Autores/as

  • Hélio Clemente Fernandes UNIOESTE (Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Agencias de apoyo

Palabras clave:

EJA, Sociedade capitalista, Socioeducação.

Resumen

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) foi instituído na intencionalidade de assegurar aos sujeitos em desenvolvimento condições de uma vida digna, independente de sua condição social. Na sociedade dual, ambiguidades atravessam os determinantes presentes na supracitada Lei: ora destaca-se a punição, ora enfatiza-se a importância da educação enquanto elemento crucial para realizar a socioeducação. A partir do método dialético realizou-se uma pesquisa com cinco estudantes do Centro de Socioeducação de Cascavel, PR - CENSE II. No intuito de salvaguardar a identidade dos entrevistados, os nomes são fictícios. Por questões metodológicas o trabalho apresenta-se do seguinte modo: a) introdução; b) A socioeducação nos limites do capitalismo; c) A importância do Trabalho Coletivo no processo de educação; d) Os adolescentes do Cense Cascavel II: O sonho e a realidade; e) Considerações finais.

Biografía del autor/a

Hélio Clemente Fernandes, UNIOESTE (Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Especialista em Educação de Jovens e Adultos. Especialista em Ensino de História e Geografia. Licenciado em Pedagogia, História e Filosofia. Professor da Rede Estadual de Educação nas disciplinas de Filosofia e História. Atua na socioeducação desde 2012.

Publicado

09-05-2018

Cómo citar

FERNANDES, H. C. A RELEVÂNCIA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA SOCIOEDUCAÇÃO EM CASCAVEL, PR. Ciências Sociais Aplicadas em Revista, [S. l.], v. 18, n. 34, p. 181–195, 2018. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/csaemrevista/article/view/19487. Acesso em: 20 may. 2024.

Número

Sección

Ad