Análise das dificuldades do Planejamento e Controle da Produção: um estudo de caso em uma empresa desenvolvedora de softwares para a gestão pública
DOI:
https://doi.org/10.48075/csar.v21i41.27638Palabras clave:
PLANEJAMENTO E CONTROLE - PCP - ADMINISTRAÇÃOResumen
A presente pesquisa teve como objetivo analisar quais são as dificuldades do planejamento e controle da produção em uma empresa desenvolvedora de softwares para gestão pública. Para tanto, foi utilizada uma pesquisa de natureza exploratória e descritiva. Foram aproveitadas informações obtidas por meio de uma entrevista previa com a Gestora de Projetos da empresa que demonstrou como funciona o planejamento e controle da produção da mesma, além de informações advindas de áreas que estariam supostamente ligadas a este contexto, das quais foram aplicados questionários. O procedimento referente à análise de dados foi embasado principalmente nas técnicas de Análise de Conteúdo e de Discursos, que possibilitou a busca por similaridades e divergências nas respostas. Os resultados desta investigação demonstram inúmeras dificuldades em relação a planejar e controlar o desenvolvimento de um produto totalmente intangível e com atendimento a nicho de mercado muito sazonal, podendo ser destacado a dificuldade de atender a clientes com necessidades diferentes. Esses resultados oferecem contribuições para o meio acadêmico, pois as variareis envolvidas carecem de estudos e também para a empresa que pode utilizar como base para elaborar planos de ações que ajudem a amenizar o impacto das dificuldades apontadas por este estudo.
Citas
ABES. Associação brasileira das empresas de software. Mercado brasileiro de software: panorama e tendências. Disponível em: <http://www.abessoftware.com.br/dados-do-setor/anos-anteriores/>. Acesso em: 17 abr. 2015.
ARAUJO, M. H. Análise de fatores que influenciam o uso de serviços de governo eletrônico no Brasil. 2013. 121.p. Dissertação (Mestrado em Ciências) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de São Paulo, São Paulo, 2013.
BARRETO, J. M.; LOPES, L. F. D. Análise de falhas no processo logístico devido a falta de um controle de qualidade. Revista Produção, Florianópolis, v. 5, n. 2, p. 25, 2005. Disponível em: <http://producaoonline.org.br/rpo/article/view/331/427/>. Acesso em: 03 marc. 2015.
Brasil. Ministério da Ciência e Tecnologia. Programa estratégico de software e serviços de TI. Brasília, 2015. 44 p.
CORREA, H. L.; GIANESE, I. G. N.; CAON, M. Planejamento, programação e controle da produção. 4ª edição. Belo Horizonte: Atlas, 2001.243 p.
FABRI, J. A. Uma proposta de modelo para criação e a organização de processos de produção em um contexto de fábrica de Softwares. 2007. 268.p. Tese (Doutorado em Engenharia) - Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.
FAVARETTO, F. Uma contribuição ao processo de gestão da produção pelo uso da coleta automática de dados de chão de fábrica. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) – Escola de Engenharia de São Carlos. USP, São Paulo, 2001.
FERNANDES, A.A.; TEIXEIRA, D.S. Fábrica de software: implementação e gestão de operações. São Paulo: Atlas, 2004.
FERNANDES, D.B.; TAIT, T.F.C.; BRUZAROSCO, D.C. Uma contribuição para o processo de desenvolvimento de software em micro e pequenas empresas desenvolvedoras de softwares. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO, 2012, Maringá.
GIL. A.C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. 2002. São Paulo: Atlas, 2002.
MARTINS, C.F, et.al. O Papel da tecnologia da Informação na condução do planejamento e controle da produção: Um estudo de caso. GEPROS: Gestão da Produção, Operações e Sistemas, Santa Catarina, ano 3, nº1, jan-mar/08, p.77-89, 2008.
MELLO, J.F.M.; VILLAR, A.M.; FILHO, C.S. O posicionamento do planejamento e controle da produção – PCP em uma indústria alimentícia. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 2006, Bauru.
MOREIRA, D.A. Administração da produção e operações. 1. ed.1993. reimpressão 2004. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004.
PAULA, F.W.P. Engenharia de Software: Métodos fundamentos e padrões. Rio: LTC, 2ªed. 2003.
RUSSOMANO, V. H. Planejamento e controle da produção. 6.ed. São Paulo: Pioneira, 1995.
SANTOS, E.M.; REINHARD, N. Usos de serviços de governo eletrônico no Brasil: um estudo exploratório. In: Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, 35, 2011, Rio de Janeiro. ANPAD, 2011. p.1-15.
SOFTEX, Associação para promoção da excelência do software brasileiro. Guia geral. Disponível em: <http://www.softex.br/>. Acesso em 02 marc.2015.
SLACK, N. et. al.. Administração da Produção. 1. ed. 1999. reimpressão 2006. São Paulo: Atlas, 2006.
STEVENSON, W.J. Administração das operações de produção. 6. Ed. 2001. Rio de Janeiro: LTC, 2001.
TORRES, M.T. Estabilidade no serviço público – um fator de interferência na qualidade do serviço prestado ao cidadão. Graduando em Administração, Universidade Estácio de Sá, UNESA, Macaé, 2013.
TUBINO, D. F. Manual de planejamento e controle da produção. São Paulo: Atlas, 2000.
ZATTAR, C.I. Metodologia para implantação de um sistema de programação da produção com capacidade finita em empresas prestadoras de serviços. TCC (Trabalho de conclusão de curso) - Instituto Superior de Tecnologia em Mecânica, IST, Joinvile, 2003.
YIN, R. K. Estudo de caso planejamento e métodos. trad. Daniel Grassi. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Ciências Sociais Aplicadas em Revista
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.