Brasil
Intellectual structure of scientific production on nostalgia: a bibliometric analysis
DOI:
https://doi.org/10.48075/csar.v20i38.28473Palabras clave:
Estrutura da produção científica., Nostalgia., Análise bibliométrica.Resumen
O estudo tem por objetivo identificar a estrutura da produção científica que fornece a base teórica para estudos sobre a nostalgia afim de demostrar a interlocução destas produções no processo de geração de novos conhecimentos. Quanto aos procedimentos metodológicos, trata-se de uma pesquisa exploratória com abordagem quantitativa e qualitativa, centrando-se nas técnicas bibliométricas, especificamente a análise de cocitação. Os dados para as análises são provenientes de artigos científicos, recuperados na base de dados Web of Science. Os resultados da Análise Fatorial Exploratória, cuja variância total explicada foi de 78,20%, revelaram que as publicações que fornecem a base científica para estudos sobre a nostalgia podem ser agrupadas em cinco dimensões que foram nominadas: Efeitos positivos da nostalgia nos indivíduos; Nostalgia no comportamento do consumidor; Dimensões filosóficas e históricas da nostalgia; Nostalgia normal e patológica e, Nostalgia e significado das posses materiais. Na análise das cocitações, a pesquisa revelou que a quantidade de produções científicas envolvendo o tema nostalgia, nos últimos anos, vem aumentando gradativamente e nestas publicações as duas obras mais citadas foram, respectivamente, Future Nostalgia (Boym, 2001) e Yearning Yesterday (Davis, 1979). Os autores mais profícuos dentre os 289 artigos foram: Sedikides, Wildschut e Routledge. Este artigo abre perspectivas para novos estudos em outras bases científicas, além de servir de apoio para estudos empíricos, contribuindo para ampliar o conhecimento da área.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Ciências Sociais Aplicadas em Revista
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.