PERT-CPM NA MELHORIA DA CADEIA DE SUPRIMENTOS DA SOJA NA REGIÃO DE FRANCISCO BELTRÃO/PR: O CASO DA COASUL – COOPERATIVA AGROINDUSTRIAL

Autores/as

  • HUMBERTO GIOVINE
  • LUIZ CÁSSIO MELO SANTOS

Palabras clave:

agronegócio, técnica PERT- CPM, cadeia de suprimentos

Resumen

A agricultura é um dos setores que mais crescem no mundo e em especial no Brasil. Dentre os principais produtos a soja ocupa os primeiros lugares. Sua relevância se verifica pela participação nas exportações do agronegócio e totais, 22,39% e 9,06% respectivamente. Neste contexto, o Paraná ocupa a segunda posição na produção do grão. Todavia inúmeros entraves, principalmente na infra-estrutura logística como transporte e armazenagem, impedem um maior crescimento do setor. Estes fatores justificam a necessidade de melhoria da cadeia de suprimentos da soja no Sudoeste do Paraná. O presente artigo tem  por finalidade estudar os problemas e deficiências da cadeia de suprimentos da soja na Região de Francisco Beltrão/PR, por meio da empresa COASUL, propondo a utilização do PERT-CPM como ferramenta de melhoria. Utilizou-se como procedimento metodológico, a entrevista, pesquisa bibliográfica, e também pesquisas na internet. Espera-se como resultados um melhor conhecimento da cadeia de suprimentos da soja na região, suas maiores deficiências, e a minimização dos problemas com a implantação da tecnologia PERT-CPM.

Publicado

02-09-2013

Cómo citar

GIOVINE, H.; SANTOS, L. C. M. PERT-CPM NA MELHORIA DA CADEIA DE SUPRIMENTOS DA SOJA NA REGIÃO DE FRANCISCO BELTRÃO/PR: O CASO DA COASUL – COOPERATIVA AGROINDUSTRIAL. Ciências Sociais Aplicadas em Revista, [S. l.], v. 11, n. 21, p. 99–112, 2013. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/csaemrevista/article/view/8542. Acesso em: 3 nov. 2024.

Número

Sección

Ad