ANÁLISE DE ATIVO BIOLÓGICO E PRODUTO AGRÍCOLA EM COOPERATIVAS AGROINDUSTRIAIS PARANAENSES
Palavras-chave:
CPC 29, convergência contábil, agronegócioResumo
As alterações nas regras contábeis no Brasil trazem novas metodologias para o registro das operações nas diferentes linhas das demonstrações de resultados. Em empresas vinculadas ao agronegócio, as alterações se referem a contabilização de ativos biológicos e produtos agrícolas e são normatizados pela CPC 29. Esta nova norma traz, de maneira generalizada, resultados diferentes daqueles que seriam btidos através da antiga metodologia de contabilização. Assim, este trabalho tem por objetivo analisar os ativos biológicos e os produtos agrícolas de cinco cooperativas agroindustriais paranaenses, no período de 2009 a 2013, no que se refere às normas da CPC 29. Os dados secundários foram obtidos dos relatórios anuais publicados pelas cooperativas agroindustriais e publicações na área estudada, tais como revistas científicas, livros, jornais e arquivos eletrônicos, sendo o estudo caracterizado como uma pesquisa exploratória. As cooperativas apresentaram diferentes formas de alocar o ativo biológico, principalmente nos dois primeiros anos após as novas regras para sua contabilização. A Copacol foi a única cooperativa que até 2013 não apresentou de forma clara e objetiva a contabilização do ativo biológico, utilizando a nomenclatura de “animais em formação” alocando dentro da conta do estoque, apenas neste caso, para o que deveria ser o ativo biológico circulante. O valor justo de mensuração do ativo biológico foi considerado o custo dos insumos incorridos na produção. O produto agrícola representa para algumas cooperativas uma parte importante do estoque, merecendo atenção especial. Quanto a avaliação do produto agrícola, as cooperativas adotaram os últimos anos o valor de aquisição como o método do valor justo. Considerando a aplicação da CPC 29 e a análise do balanço, a C.Vale e a Coamo foram as cooperativas que apresentaram de forma mais clara as informações sobre ativo biológico e produto agrícola desde o exercício de 2010.Downloads
Publicado
26-09-2016
Como Citar
OHLAND, T.; QUEIROZ, S. S. D. ANÁLISE DE ATIVO BIOLÓGICO E PRODUTO AGRÍCOLA EM COOPERATIVAS AGROINDUSTRIAIS PARANAENSES. Ciências Sociais Aplicadas em Revista, [S. l.], v. 14, n. 26, p. 62–82, 2016. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/csaemrevista/article/view/14355. Acesso em: 20 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos de Administração, Ciências Contábeis e Direito (Interdisciplinar)
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.