A EVIDENCIAÇÃO DO IMPAIRMENT: UM ESTUDO DAS COMPANHIAS DE CAPITAL ABERTO DO SEGMENTO DE BENS INDUSTRIAIS, LISTADAS NA BMF&BOVESPA
Palavras-chave:
Evidenciação, Teste de Impairmen, Bens Industriais.Resumo
A aplicação do teste de recuperabilidade dos ativos é recente na Normatização Contábil Brasileira. O CPC 01, emitido em 2007, normatiza o teste de impairment de forma similar às Normas Internacionais. O objetivo desta pesquisa é identificar se as companhias do segmento de bens industriais, listadas na BM&FBOVESPA, seguiram os critérios recomendados em observância às orientações de evidenciação previstas no CPC 01. Este estudo caracteriza-se como descritivo, com abordagem qualitativa, e o procedimento foi documental. A pesquisa identificou que apenas a empresa MAHLE Metal Leve SA reconheceu, em 2010, perdas de valor recuperável de ativos, atendendo, integralmente, aos critérios estabelecidos pela Norma. Embora as Normas Brasileiras estejam alinhadas às Normas Internacionais, os resultados apontam que, materialmente, a evidenciação das perdas por impairment, de fato, ainda carece de avanços.Downloads
Publicado
22-11-2016
Como Citar
LEAL, E.; LEMES, S.; GOMES, G. D. S. A EVIDENCIAÇÃO DO IMPAIRMENT: UM ESTUDO DAS COMPANHIAS DE CAPITAL ABERTO DO SEGMENTO DE BENS INDUSTRIAIS, LISTADAS NA BMF&BOVESPA. Ciências Sociais Aplicadas em Revista, [S. l.], v. 16, n. 30, p. 115–130, 2016. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/csaemrevista/article/view/15613. Acesso em: 3 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos de Administração, Ciências Contábeis e Direito (Interdisciplinar)
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.