Administração pública e terceirização: um estudo comparativo entre modelos de gerenciamento de frotas veiculares
Public administration and outsourcing: a comparative study between vehicle fleet management models
Palavras-chave:
Viabilidade, Frota própria, Frota terceirizada, Medicamentos, CustosResumo
O objetivo deste artigo é investigar a viabilidade de distribuição de medicamentos de uma Secretaria de Estado da Saúde, com a utilização de um modelo misto de distribuição, o qual utiliza frota própria e frota terceirizada. Se estimaram os custos fixos e variáveis para manutenção aplicados à frota própria, com base em valores do período do estudo, e posteriormente comparados aos custos do serviço terceirizado, na situação hipotética dos veículos terem realizado o mesmo serviço. Os custos terceirizados foram obtidos por meio de planilhas de controle e faturamento da instituição pesquisada. Encontrou-se um custo fixo de R$ 20.312,92 para cada veículo, e um custo variável de R$ 1,5438 por quilômetro, o qual ainda incide valores de diárias, que são desconhecidos antecipadamente. Após a comparação dos custos de transporte próprio e terceirizado, os resultados indicam que o atual contrato de prestação de serviço de transporte de carga de medicamentos não apresenta vantagem ao Estado sob a perspectiva de custos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Ciências Sociais Aplicadas em Revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.