Inclusão e trabalho decente na percepção de trabalhadores empregados em um projeto empresarial
Inclusion and decent work in the perception of workers employed in a business project
DOI:
https://doi.org/10.48075/csar.v20i39.25350Palavras-chave:
Vulnerabilidade Social, Inclusão produtiva, Trabalho Decente, Subjetividade.Resumo
Neste estudo, avalia-se como indivíduos beneficiários de um projeto de inclusão produtiva de uma empresa privada percebem sua mobilidade ocupacional, a partir dos significados expressos pelo conceito de trabalho decente, considerando-se a subjetividade no trabalho. A pesquisa é qualitativa partindo do relato de percepção dos próprios entrevistados acerca das condições de vida e de trabalho atuais destes indivíduos. Tendo em vista o preconceito existente em relação às pessoas egressas do sistema prisional e às que compõem a população em situação de rua, as quais possuem enorme dificuldade de inserção formal no mercado de trabalho, a oportunidade proporcionada pelo projeto discutido é eficaz na promoção de mudanças positivas na vida pessoal e profissional deles, a despeito de as ocupações oferecidas pela empresa não seguirem todas as recomendações sobre trabalho decente preconizadas pela OIT.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Ciências Sociais Aplicadas em Revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.