Fatores que influenciam no empreendedorismo: uma análise nos países da América do Norte e da América Latina
Factors that influence entrepreneurship: an analysis in North American and Latin American countries
DOI:
https://doi.org/10.48075/csar.v20i39.29158Palavras-chave:
Empreendedorismo. Desenvolvimento Econômico. Inovação. Países da América Latina e América do NorteResumo
O objetivo deste artigo é analisar as variáveis macroeconômicas associadas ao empreendedorismo a partir da comparação entre países da América Latina e América do Norte. Realizou-se um estudo de abordagem quantitativa com o uso de dados secundários obtidos no Global Entrepreneurship Monitor e no World Bank para treze países, obtidos no ano de 2017 e 2018. Para a análise dos dados empregou-se a regressão linear múltipla e a análise de variância ANOVA. Os principais resultados demonstram que o empreendedorismo nos países da América Latina e da América do Norte são afetados principalmente por variáveis como crescimento do PIB, dinheiro próprio necessário para iniciar um empreendimento, motivação por necessidade e montante necessário para financiamento de um empreendedor. Parece haver uma maior proporção de empreendedores por oportunidade em países da América do Norte e economias mais desenvolvidas como Uruguai e Chile, em contrapartida, em países da América Latina o empreendedorismo por necessidade parece estar mais presente. A atividade empreendedora é fomentada quando políticas destinadas aos empreendimentos são realizadas, isso ocorre por meio da redução de taxas de juros em financiamento aos empreendedores, incentivo fiscal, acompanhamento dos novos negócios, facilitação de empréstimo e assim consequentemente se terá o aumento do desenvolvimento econômico do país e do empreendedorismo.
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