O IMPACTO DOS RECURSOS SOCIAIS NÃO MONETÁRIOS NA FORMAÇÃO DO VALOR ADICIONADO EXPANDIDO
Palavras-chave:
Entidades sem fins lucrativos, Serviços voluntários, Valor adicionado expandido.Resumo
Este estudo tem por objetivo investigar o impacto das entradas sociais decorrentes de serviços voluntários, não considerados pela contabilidade tradicional na formação do valor adicionado expandido, em uma entidade sem finalidades lucrativas. Para a consecução do objetivo desenvolveu-se pesquisa exploratória com caráter qualitativo em uma entidade sem fins lucrativos, comparando-se o valor adicionado contábil com o valor adicionado expandido. A entidade analisada foi o Grupo de Apoio e Prevenção à AIDS (GAPA), entidade localizada em Chapecó – SC, instituição de utilidade pública municipal e estadual. Os resultados do estudo indicam que a demonstração do valor adicionado elaborada com base nas informações financeiras coletadas na entidade investigada apresenta como beneficiários das riquezas geradas, basicamente, os funcionários, o governo e terceiros. Ao incorporarem-se a mensuração e o reconhecimento das entradas sociais decorrentes dos serviços voluntários, há um acréscimo de 241,26% no valor adicionado criado pela entidade. Nessa forma de evidenciação, os beneficiários das riquezas geradas incluem também (i) a organização, que recebe os serviços de gestão e elaboração de programas de atendimento social, e (ii) a sociedade, que é a destinatária dos serviços gerados pelas entidades sem fins lucrativos. Pode-se concluir que a demonstração do valor adicionado expandido se configura como mecanismo para a compreensão da dinâmica social e econômica dessas organizações.Downloads
Publicado
19-09-2014
Como Citar
MAZZIONI, S.; DA SILVA, M. R.; DI DOMENICO, D. O IMPACTO DOS RECURSOS SOCIAIS NÃO MONETÁRIOS NA FORMAÇÃO DO VALOR ADICIONADO EXPANDIDO. Ciências Sociais Aplicadas em Revista, [S. l.], v. 13, n. 25, p. 119–136, 2014. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/csaemrevista/article/view/9215. Acesso em: 6 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos de Administração, Ciências Contábeis e Direito (Interdisciplinar)
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.