Espaços de entrada na profissão: reverberações na aprendizagem e desenvolvimento profissional de professores de Matemática em fase inicial de carreira

Authors

  • Francisco Jeovane do Nascimento Secretaria da Educação Básica do Estado do Ceará
  • Regiane Rodrigues Araújo Universidade Federal do Ceará
  • Eliziane Rocha Castro Secretaria Municipal de Educação de Raposa
  • Elisangela André da Silva Costa Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

DOI:

https://doi.org/10.48075/tfxrkv25

Keywords:

Spaces of entry into the profession, Learning/Professional development, Mathematics teacher in early career phase

Abstract

O estudo tem como objetivo averiguar as reverberações dos espaços de entrada na profissão na inserção e iniciação profissional do professor de Matemática em fase introdutória de carreira com vistas a aprendizagem e desenvolvimento profissional. Os espaços de entrada na profissão englobam a formação inicial, a relação estabelecida entre esta e a prática docente e a inserção no âmbito escolar e da sala de aula. Tais fatores apresentam possibilidades e desafios que são enfrentados na etapa inicial da carreira do professor de Matemática, repercutindo na aprendizagem e desenvolvimento profissional. Utilizamos a pesquisa de cunho qualitativo, recorrendo ao método do estudo de caso e o instrumento de coleta de dados utilizado foi a entrevista. Para o desenvolvimento de um trabalho qualitativo, que reverbere na aprendizagem docente e estimule o professor a desenvolver-se profissionalmente é importante a disponibilidade de condições exequíveis de trabalho, o apoio dos pares, das instituições escolares e dos sistemas educativos, desenvolvendo atividades e ações que estimulem os professores a aprenderem continuamente, repercutindo no incremento de estratégias e conhecimentos profissionais e na melhoria da qualidade educacional.

References

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CES nº 1.302/2001. Diretrizes Curriculares para os Cursos de Bacharelado e Licenciatura em Matemática. Diário Oficial da União, Brasília, 5 mar. 2002. Seção 1, p. 15.

DAY, C. Desenvolvimento profissional de professores: os desafios da aprendizagem permanente. Tradução de M. A. Flores. Porto: Porto Editora, 2001.

FORMOSINHO, J. (Org.). Formação de professores: aprendizagem profissional e acção docente. Porto: Porto Editora, 2009.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 48. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2009.

GAETA, C.; MASETTO, M. T. O professor iniciante no ensino superior: aprender, inovar e atuar. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2013.

GAMBOA, S. S. Pesquisa em educação: métodos e epistemologias. 2. ed. Chapecó: Argos, 2012.

GIOVANNI, L. M.; MARIN, A. J. (Org.). Professores iniciantes: diferentes necessidades em diferentes contextos. Araraquara: Junqueira & Marin, 2014.

GUARNIERI, M. R. (Org.). Aprendendo a ensinar: o caminho nada suave da docência. 2. ed. Campinas: Autores Associados, 2005.

HUBERMAN, M. O ciclo de vida profissional de professores. In: NÓVOA, A. (Org.). Vida de professores. 2. ed. Porto: Porto Editora, 2013. cap. 2, p. 31-61.

LIMA, M. S. L. Estágio e aprendizagem da profissão docente. Brasília: Liber Livro, 2012.

NASCIMENTO, F. J. do. Professores de Matemática iniciantes: um estudo sobre seu desenvolvimento profissional. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2016. Disponível em: http://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=84239. Acesso em: 13 mar. 2024.

NASCIMENTO, F. J. do; CASTRO, E. R.; LEITE, L. R.; LIMA, M. S. L. O diálogo como experiência constituinte na formação inicial do professor de Matemática. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 16, n. 1, p. 1-14, maio 2021. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.16.16556.052. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/pt_BR/article/view/16556. Acesso em: 26 mar. 2024.

NONO, M. A. Professores iniciantes: o papel da escola em sua formação. Porto Alegre: Mediação, 2011.

PONTE, J. P. da. Estudos de caso em Educação Matemática. Revista Bolema, Rio Claro, v. 19, n. 25, p. 105-132, ago./dez. 2006. Disponível em: http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/1880. Acesso em: 13 mar. 2024.

Published

09/03/2026

How to Cite

NASCIMENTO, Francisco Jeovane do; ARAÚJO, Regiane Rodrigues; CASTRO, Eliziane Rocha; COSTA, Elisangela André da Silva. Espaços de entrada na profissão: reverberações na aprendizagem e desenvolvimento profissional de professores de Matemática em fase inicial de carreira. Educere et Educare - Revista de Educação, [S. l.], v. 21, n. 51, p. 487–506, 2026. DOI: 10.48075/tfxrkv25. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/32087. Acesso em: 12 sep. 2026.