INTEGRAÇÃO FLORESTA-PECUÁRIA: UMA ALTERNATIVA DE RENDA PARA A AGRICULTURA FAMILIAR
DOI:
https://doi.org/10.48075/gdemrevista.v3i1.16923Palavras-chave:
floresta, pecuária, agricultura familiar.Resumo
A exploração da madeira promoveu historicamente o desenvolvimento econômico do estado do Paraná. A presente pesquisa surge do questionamento, de como ocorre a integração floresta – pecuária na região do município de Ponta Grossa, Paraná. Quanto aos aspectos metodológicos, ocorreu uma pesquisa bibliográfica para criar os subsídios da base teórica, para a obtenção dos dados, utilizou-se de um estudo de caso em sete propriedades rurais do município de Ponta Grossa-PR. Como resultados observou-se que a madeira produzida nas pequenas propriedades torna-se fonte de matéria-prima para a indústria de base florestal em especial para serrarias e laminadoras que não possuem reserva florestal própria, fortalecendo micro e pequenas empresas. É um investimento de médio a longo prazo com retorno garantido pelo mercado florestal, mas como observado nas sete propriedades rurais escolhidas para a pesquisa encontra-se algumas dificuldades para seu desenvolvimento, como a falta de divulgação de acesso ao crédito e assistência técnica. É evidente a necessidade de maior orientação para agricultores, para que se possa por meio do adequando manejo e técnicas de integração obter maior produtividade. Quebrar o paradigma de que a integração se faz por meio de talhões dispersos em áreas pouco produtivas nas propriedades se faz necessário.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.