INTEGRAÇÃO FLORESTA-PECUÁRIA: UMA ALTERNATIVA DE RENDA PARA A AGRICULTURA FAMILIAR
DOI :
https://doi.org/10.48075/gdemrevista.v3i1.16923Mots-clés :
floresta, pecuária, agricultura familiar.Résumé
A exploração da madeira promoveu historicamente o desenvolvimento econômico do estado do Paraná. A presente pesquisa surge do questionamento, de como ocorre a integração floresta – pecuária na região do município de Ponta Grossa, Paraná. Quanto aos aspectos metodológicos, ocorreu uma pesquisa bibliográfica para criar os subsídios da base teórica, para a obtenção dos dados, utilizou-se de um estudo de caso em sete propriedades rurais do município de Ponta Grossa-PR. Como resultados observou-se que a madeira produzida nas pequenas propriedades torna-se fonte de matéria-prima para a indústria de base florestal em especial para serrarias e laminadoras que não possuem reserva florestal própria, fortalecendo micro e pequenas empresas. É um investimento de médio a longo prazo com retorno garantido pelo mercado florestal, mas como observado nas sete propriedades rurais escolhidas para a pesquisa encontra-se algumas dificuldades para seu desenvolvimento, como a falta de divulgação de acesso ao crédito e assistência técnica. É evidente a necessidade de maior orientação para agricultores, para que se possa por meio do adequando manejo e técnicas de integração obter maior produtividade. Quebrar o paradigma de que a integração se faz por meio de talhões dispersos em áreas pouco produtivas nas propriedades se faz necessário.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.