O USO DA TECNOLOGIA E A MODERNIZAÇÃO DE SISTEMAS PARA A GESTÃO DE OBRAS PÚBLICAS:
UM ESTUDO DE CASO EM CONTAGEM NO QUADRIÊNIO 2020-2023
DOI:
https://doi.org/10.48075/gdemrevista.v10i2.31788Palabras clave:
sistema de informatização, gestão pública em obras, tecnologia na gestão pública, Prefeitura de ContagemResumen
Os processos na administração pública na maioria das vezes são marcados pela burocracia e pela morosidade. Todavia, há maneiras de respeitar a legislação e garantir celeridade. A modernização, através de implementação de sistemas de informatização, traz novidades interessantes por proporcionar soluções a problemas conhecidos. A Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos de Contagem atuou por muitos anos sem sistemas digitais. É diante deste contexto que foi proposto e acatado parcialmente a implantação de sistemas de informatização. Este trabalho tem o objetivo de investigar o posicionamento dos servidores diante dos impactos do uso desses sistemas para uma otimização da gestão pública em obras. O trabalho é um estudo de caso que se amparou numa metodologia com abordagem mista e que se utilizou das técnicas de questionário e pesquisa documental/bibliográfica. A análise do caso mostrou que o processo de mudança sofreu resistência por parte de alguns colaboradores, mas a adoção desses mesmos sistemas gerou impacto positivo e atenderam parcialmente as demandas e objetivos que se buscavam.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.