CELSO FURTADO E A DIMENSÃO CULTURAL DO SUBDESENVOLVIMENTO
DOI :
https://doi.org/10.48075/gdemrevista.v6i2.26239Mots-clés :
subdesenvolvimento, cultura, dependência.Résumé
Este trabalho pretende apresentar alguns elementos da base teórica de Celso Furtado que ligam o processo de subdesenvolvimento dos países da América Latina e em especial o Brasil com os conceitos de cultura e, por decorrência, conceitos de dependência e criatividade. Através de uma revisão teórica, procura-se realizar um breve apanhado sobre a formação econômica do Brasil que na geopolítica mundial está inserido sob a condição de dependência e subdesenvolvimento; após, aprofunda-se os conceitos de cultura e subdesenvolvimento em especial a classificação de Furtado sobre cultura material e não material, em seguida procura-se fazer uma abordagem sobre a condição de subdesenvolvimento tendo em vista o processo de globalização vigente e por fim uma exposição de uma das ultimas mensagens de Furtado. Celso Furtado aponta que a saída da condição de subdesenvolvimento passa por decisões politicas que possam aflorar o desenvolvimento endógeno considerando as raízes históricas e culturais do seu povo. De modo geral os apontamentos de Furtado permanecem atuais, percebe-se grande heterogeneidade estrutural no Brasil refletidos em desigualdades na distribuição de renda, educação, saúde e outros, levando a crer que somente uma ruptura na dependência cultural pode nos trazer resultados diferentes.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.