CELSO FURTADO E A DIMENSÃO CULTURAL DO SUBDESENVOLVIMENTO
DOI:
https://doi.org/10.48075/gdemrevista.v6i2.26239Palavras-chave:
subdesenvolvimento, cultura, dependência.Resumo
Este trabalho pretende apresentar alguns elementos da base teórica de Celso Furtado que ligam o processo de subdesenvolvimento dos países da América Latina e em especial o Brasil com os conceitos de cultura e, por decorrência, conceitos de dependência e criatividade. Através de uma revisão teórica, procura-se realizar um breve apanhado sobre a formação econômica do Brasil que na geopolítica mundial está inserido sob a condição de dependência e subdesenvolvimento; após, aprofunda-se os conceitos de cultura e subdesenvolvimento em especial a classificação de Furtado sobre cultura material e não material, em seguida procura-se fazer uma abordagem sobre a condição de subdesenvolvimento tendo em vista o processo de globalização vigente e por fim uma exposição de uma das ultimas mensagens de Furtado. Celso Furtado aponta que a saída da condição de subdesenvolvimento passa por decisões politicas que possam aflorar o desenvolvimento endógeno considerando as raízes históricas e culturais do seu povo. De modo geral os apontamentos de Furtado permanecem atuais, percebe-se grande heterogeneidade estrutural no Brasil refletidos em desigualdades na distribuição de renda, educação, saúde e outros, levando a crer que somente uma ruptura na dependência cultural pode nos trazer resultados diferentes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.