ENTRE O SABER E O FAZER: COMPETÊNCIAS PEDAGÓGICAS PARA ENFRENTAR AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Autores/as

  • Lara Santana Correia Costa UNIFESP
  • Everton Viesba Universidade Cidade de São Paulo, Santo André – São Paulo
  • Marilena Rosalen Universidade Federal de São Paulo, Piracicaba – São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.48075/ri.v27i1.34795

Palabras clave:

Mudanças Climáticas, Educação para Sustentabilidade, Educação e Clima

Resumen

Este artigo tem como objetivo propor reflexões amadurecidas acerca das Mudanças Climáticas e da Educação para a Sustentabilidade. A partir de referências clássicas e atuais sobre cada um dos temas, busca-se possibilitar melhores compreensões sobre os saberes, ações e as oportunidades de integração entre Educação e Clima, tendo como guia os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, Educação Ambiental e a Emergência Climática. Com base em pesquisas prévias, esta revisão apresenta um panorama histórico das discussões sobre as Mudanças Climáticas, suas implicações sociais, ambientais e econômicas, além de identificar soluções que contribuam para enfrentá-las no contexto da sustentabilidade e da educação.

 

Biografía del autor/a

Lara Santana Correia Costa, UNIFESP

Licenciatura em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo.

Everton Viesba, Universidade Cidade de São Paulo, Santo André – São Paulo

Mestre em Ciências, professor, Doutorando no Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Cidade de São Paulo, Santo André – São Paulo.

Marilena Rosalen, Universidade Federal de São Paulo, Piracicaba – São Paulo

Doutora em Educação. Professora adjunta da Universidade Federal de São Paulo, Piracicaba – São Paulo.

 

Publicado

27-02-2025

Cómo citar

COSTA, L. S. C.; VIESBA, E.; ROSALEN, M. ENTRE O SABER E O FAZER: COMPETÊNCIAS PEDAGÓGICAS PARA ENFRENTAR AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS. Ideação, [S. l.], v. 27, n. 1, p. 79–92, 2025. DOI: 10.48075/ri.v27i1.34795. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/34795. Acesso em: 14 mar. 2025.