MAGISTER DIXIT: DOCÊNCIA, PESQUISA E EXTENSÃO

Autores/as

  • Lourenço Ocuni Cá Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afrobrasileira (UNILAB)
  • Cristina Mandau Ocuni Cá Instituto Dom José - Universidade do Vale do Acaraú

DOI:

https://doi.org/10.48075/ri.v22i1.25157
Agencias de apoyo

Palabras clave:

Paulo Freire, docência, pesquisa e extensão.

Resumen

A teoria desenvolvida por Paulo Freire sobre o processo de ensino-aprendizagem abrange não somente a educação, mas também envolve contexto sociopolítico no ato de educar. A questão relacionada com a teoria de Freire foi objeto de análise com os estudantes do Curso de Ciência da Natureza e Matemática da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) no primeiro trimestre de 2016, visando integrar os estudantes partícipes do Programa de Iniciação à Docência (PIBID-CAPES) e as práticas educativas observadas em sala de aula nos Municípios de Redenção e Acarape no Estado do
Ceara. Este artigo é o resultado de investigação e problematização com os estudantes do  Curso de Ciências da Natureza e Matemática da UNILAB da concepção de Freire sobre os seguintes temas geradores: educação e conscientização, o ato de ensinar, o ato de estudar, prática educativa e a tríade que compõe a universidade: a docência, pesquisa e extensão.

Biografía del autor/a

Lourenço Ocuni Cá, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afrobrasileira (UNILAB)

Professor PhD. Associado da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afrobrasileira (UNILAB).

Cristina Mandau Ocuni Cá, Instituto Dom José - Universidade do Vale do Acaraú

Professora doutora. Instituto Dom Jose de Educação de Educação e Cultura. Universidade do Vale do Acaraú.

Publicado

05-06-2020

Cómo citar

CÁ, L. O.; CÁ, C. M. O. MAGISTER DIXIT: DOCÊNCIA, PESQUISA E EXTENSÃO. Ideação, [S. l.], v. 22, n. 1, p. 44–64, 2020. DOI: 10.48075/ri.v22i1.25157. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/25157. Acesso em: 22 may. 2024.

Número

Sección

Artigos