IMPACTOS DAS ATIVIDADES LABORAIS NA TRAJETÓRIA ACADÊMICA EM LICENCIATURA

UMA REVISÃO DA LITERATURA

Autores/as

  • Marcella Ruiz UNIFESP
  • Leticia Viesba UNIFAL
  • Pedro Rosalen UNIFAL

DOI:

https://doi.org/10.48075/ri.v27i1.34791

Palabras clave:

Estudantes universitários, trabalho, socioemocional, permanência

Resumen

Diante da realidade brasileira pós REUNI (Reestrutura o e Expansão das Universidades Federais), com a expansão das universidades e aumento do acesso à universidade,  esta pesquisa visa realizar uma revisão integrativa da literatura sobre os impactos do trabalho durante a vida universitária, para estudantes de licenciatura, fornecendo um panorama sobre as políticas de acesso e permanência nas universidades públicas federais. Essa revisão inclui o levantamento e a análise de artigos científicos e relatórios oficiais de instituições federais e órgãos governamentais, como INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) e MEC (Ministério da Educação). O processo de seleção dos estudos foi baseado em critérios de inclusão e exclusão definidos a priori, garantindo que apenas os trabalhos mais relevantes e de maior qualidade fossem considerados. Os resultados apontam que o trabalho durante a trajetória acadêmica pode afetar negativamente o desempenho e o bem-estar dos estudantes, ressaltando a importância de políticas de suporte eficazes. Por meio da análise dos desafios enfrentados pelos beneficiários dessas políticas de permanência, busca-se fornecer subsídios que contribuam para o aprimoramento de futuras políticas públicas e estratégias institucionais, visando consolidar um modelo de educação superior mais inclusivo e eficaz.

Biografía del autor/a

Marcella Ruiz, UNIFESP

Discente de Licenciatura em Ciências na Universidade Federal de São Paulo – SP.

Leticia Viesba, UNIFAL

Doutoranda pelo Programa de Pós Graduação em Ciências Farmacêuticas na Universidade Federal de Alfenas – MG.

Pedro Rosalen, UNIFAL

Professor no Programa de Pós Graduação em Ciências Farmacêuticas na Universidade Federal de Alfenas – MG.

Publicado

27-02-2025

Cómo citar

RUIZ, M.; VIESBA, L.; ROSALEN, P. IMPACTOS DAS ATIVIDADES LABORAIS NA TRAJETÓRIA ACADÊMICA EM LICENCIATURA: UMA REVISÃO DA LITERATURA. Ideação, [S. l.], v. 27, n. 1, p. 20–39, 2025. DOI: 10.48075/ri.v27i1.34791. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/34791. Acesso em: 14 mar. 2025.