IMPACTOS DAS ATIVIDADES LABORAIS NA TRAJETÓRIA ACADÊMICA EM LICENCIATURA
UMA REVISÃO DA LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.48075/ri.v27i1.34791Palavras-chave:
Estudantes universitários, trabalho, socioemocional, permanênciaResumo
Diante da realidade brasileira pós REUNI (Reestrutura o e Expansão das Universidades Federais), com a expansão das universidades e aumento do acesso à universidade, esta pesquisa visa realizar uma revisão integrativa da literatura sobre os impactos do trabalho durante a vida universitária, para estudantes de licenciatura, fornecendo um panorama sobre as políticas de acesso e permanência nas universidades públicas federais. Essa revisão inclui o levantamento e a análise de artigos científicos e relatórios oficiais de instituições federais e órgãos governamentais, como INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) e MEC (Ministério da Educação). O processo de seleção dos estudos foi baseado em critérios de inclusão e exclusão definidos a priori, garantindo que apenas os trabalhos mais relevantes e de maior qualidade fossem considerados. Os resultados apontam que o trabalho durante a trajetória acadêmica pode afetar negativamente o desempenho e o bem-estar dos estudantes, ressaltando a importância de políticas de suporte eficazes. Por meio da análise dos desafios enfrentados pelos beneficiários dessas políticas de permanência, busca-se fornecer subsídios que contribuam para o aprimoramento de futuras políticas públicas e estratégias institucionais, visando consolidar um modelo de educação superior mais inclusivo e eficaz.
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