EDUCAÇÃO ESTÉTICA E DESENVOLVIMENTO DO DOCENTE ENFERMEIRO NOS CURSOS TÉCNICOS EM ENFERMAGEM
REVISÃO DE LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.48075/ri.v27i1.34793Palabras clave:
desenvolvimento docente de enfermagem, formação docente, dimensão estéticaResumen
Trata-se de uma pesquisa em andamento que apresenta uma análise sobre a dimensão estética da formação e o desenvolvimento do docente enfermeiro nos Cursos Técnicos em Enfermagem. Destaque-se a importância de integrar a capacitação técnica ao desenvolvimento estético considerando o desenvolvimento dos sujeitos que caracteriza no nosso entendimento a finalidade de uma formação de qualidade aos estudantes do Curso Técnico em Enfermagem que possuem sua formação sob a orientação direta do enfermeiro docente. O estudo foi realizado por meio de uma revisão de literatura nas bases da Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Portal de Periódico CAPES, em maio de 2024, sendo o período temporal de busca, 2019 a 2024. Como resultado foi observado que a maioria dos enfermeiros docentes não possui formação específica para o exercício da docência ingressando na carreira de educação abruptamente e, concentrando os cursos de especializações em áreas da prática profissional e não da pedagógica. O foco deste estudo é o desenvolvimento para os enfermeiros docentes ampliarem seu repertório pedagógico, para além da atuação da enfermagem de forma hospitalocêntrica. Em relação à educação estética e docência no curso de enfermagem foi verificada uma escassez de artigos que correlacionam o tema com a formação de docentes enfermeiros. Conclui-se que há uma lacuna nos estudos sobre a formação de enfermeiros docentes em cursos técnicos em enfermagem e sua integração com a educação estética, justificando a continuidade deste estudo.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Direitos partilhados conforme licença CC BY-NC-SA 4.0

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Política a respecto de publicaciones periódicas de libre acceso
Los autores que publican en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
1. Los autores conservan los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, y la obra se licencia simultáneamente bajo la Licencia de Atribución de Creative Commons, lo que permite que la obra se comparta con el reconocimiento de la autoría y la publicación inicial en esta revista.
2. Los autores están autorizados a asumir contratos adicionales por separado, para la distribución no exclusiva de la versión de la obra publicada en esta revista (por ejemplo, para publicarla en un depósito institucional o como capítulo de un libro), con reconocimiento de la autoría y la publicación inicial en esta revista.
3. Se permite y alienta a los autores a que publiquen y distribuyan su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) en cualquier momento antes o durante el proceso editorial, ya que ello puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y la citación del trabajo publicado (véase El efecto del acceso abierto).
Licencia Creative Commons
Esta obra está licenciada bajo una Licencia Internacional Creative Commons Reconocimiento-No comercial-CompartirIgual 4.0, que permite compartir, copiar, distribuir, exhibir, reproducir, en su totalidad o en partes, siempre que no tenga un propósito comercial y se citen los autores y la fuente.