EDUCAÇÃO ESTÉTICA E DESENVOLVIMENTO DO DOCENTE ENFERMEIRO NOS CURSOS TÉCNICOS EM ENFERMAGEM
REVISÃO DE LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.48075/ri.v27i1.34793Palavras-chave:
desenvolvimento docente de enfermagem, formação docente, dimensão estéticaResumo
Trata-se de uma pesquisa em andamento que apresenta uma análise sobre a dimensão estética da formação e o desenvolvimento do docente enfermeiro nos Cursos Técnicos em Enfermagem. Destaque-se a importância de integrar a capacitação técnica ao desenvolvimento estético considerando o desenvolvimento dos sujeitos que caracteriza no nosso entendimento a finalidade de uma formação de qualidade aos estudantes do Curso Técnico em Enfermagem que possuem sua formação sob a orientação direta do enfermeiro docente. O estudo foi realizado por meio de uma revisão de literatura nas bases da Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Portal de Periódico CAPES, em maio de 2024, sendo o período temporal de busca, 2019 a 2024. Como resultado foi observado que a maioria dos enfermeiros docentes não possui formação específica para o exercício da docência ingressando na carreira de educação abruptamente e, concentrando os cursos de especializações em áreas da prática profissional e não da pedagógica. O foco deste estudo é o desenvolvimento para os enfermeiros docentes ampliarem seu repertório pedagógico, para além da atuação da enfermagem de forma hospitalocêntrica. Em relação à educação estética e docência no curso de enfermagem foi verificada uma escassez de artigos que correlacionam o tema com a formação de docentes enfermeiros. Conclui-se que há uma lacuna nos estudos sobre a formação de enfermeiros docentes em cursos técnicos em enfermagem e sua integração com a educação estética, justificando a continuidade deste estudo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Direitos partilhados conforme licença CC BY-NC-SA 4.0

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.