EDUCAÇÃO ESTÉTICA E DESENVOLVIMENTO DO DOCENTE ENFERMEIRO NOS CURSOS TÉCNICOS EM ENFERMAGEM

REVISÃO DE LITERATURA

Autores

  • Claudia Rodrigues Sanfilippo UNICID
  • Margaréte May Berkenbrock Rosito UNICID

DOI:

https://doi.org/10.48075/ri.v27i1.34793

Palavras-chave:

desenvolvimento docente de enfermagem, formação docente, dimensão estética

Resumo

Trata-se de uma pesquisa em andamento que apresenta uma análise sobre a dimensão estética da formação e o desenvolvimento do docente enfermeiro nos Cursos Técnicos em Enfermagem. Destaque-se a importância de integrar a capacitação técnica ao desenvolvimento estético considerando o desenvolvimento dos sujeitos que caracteriza no nosso entendimento a finalidade de uma formação de qualidade aos estudantes do Curso Técnico em Enfermagem que possuem sua formação sob a orientação direta do enfermeiro docente. O estudo foi realizado por meio de uma revisão de literatura nas bases da Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Portal de Periódico CAPES, em maio de 2024, sendo o período temporal de busca, 2019 a 2024. Como resultado foi observado que a maioria dos enfermeiros docentes não possui formação específica para o exercício da docência ingressando na carreira de educação abruptamente e, concentrando os cursos de especializações em áreas da prática profissional e não da pedagógica. O foco deste estudo é o desenvolvimento para os enfermeiros docentes ampliarem seu repertório pedagógico, para além da atuação da enfermagem de forma hospitalocêntrica. Em relação à educação estética e docência no curso de enfermagem foi verificada uma escassez de artigos que correlacionam o tema com a formação de docentes enfermeiros. Conclui-se que há uma lacuna nos estudos sobre a formação de enfermeiros docentes em cursos técnicos em enfermagem e sua integração com a educação estética, justificando a continuidade deste estudo.

Biografia do Autor

Claudia Rodrigues Sanfilippo, UNICID

Possui graduação em Enfermagem e obstetrícia pela Universidade Cidade de São Paulo (1998). Atualmente é docente do Senac Unidade Vila Prudente. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem. 

Margaréte May Berkenbrock Rosito, UNICID

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC (1985),Mestrado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/PUCSP (1993); Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP-SP (2002).

Downloads

Publicado

27-02-2025

Como Citar

SANFILIPPO, C. R.; ROSITO, M. M. B. EDUCAÇÃO ESTÉTICA E DESENVOLVIMENTO DO DOCENTE ENFERMEIRO NOS CURSOS TÉCNICOS EM ENFERMAGEM: REVISÃO DE LITERATURA. Ideação, [S. l.], v. 27, n. 1, p. 51–65, 2025. DOI: 10.48075/ri.v27i1.34793. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/34793. Acesso em: 6 maio. 2025.