ETNOGRAFIA ESCOLAR: O OLHAR DO PROFESSOR SOBRE A SUA PRÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.48075/ri.v21i2.24315Palavras-chave:
Etnografia, Linguística Aplicada, Educação.Resumo
A contemporaneidade tem sido marcada por mudanças constantes nas sociedades, em sua maioria decorrentes da globalização e acompanhar esses acontecimentos tem sido tarefa árdua em diversos setores, em especial no meio escolar. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é refletir sobre a importância da etnografia na escola, buscando expor algumas de suas contribuições para o desenvolvimento das pesquisas na área da educação. Para tanto, apresentamos uma parte de uma pesquisa de doutorado realizada em uma escola estadual na cidade de Foz do Iguaçu, no estado do Paraná. Trata-se de um estudo que toma como fatos etnográficos a convergência entre transletramentos, saberes locais e era digital durante as aulas de Língua Portuguesa na terceira série do Ensino Médio. Para tal, buscamos embasamento nos principais conceitos que norteiam os estudos etnográficos, trazendo para o rol das discussões os autores Mattos (2011); Silva (2015); Street (2014); Peirano (2014); Pires-Santos et al (2015), entre outros.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.