ETNOGRAFIA ESCOLAR: O OLHAR DO PROFESSOR SOBRE A SUA PRÁTICA

Autores

  • Adriane Elisa Glasser Unioeste
  • Joni Márcio Dorneles Fontella
  • Maria Elena Pires Santos
  • Raíza Brustolin de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.48075/ri.v21i2.24315
Agências de fomento

Palavras-chave:

Etnografia, Linguística Aplicada, Educação.

Resumo

A contemporaneidade tem sido marcada por mudanças constantes nas sociedades, em sua maioria decorrentes da globalização e acompanhar esses acontecimentos tem sido tarefa árdua em diversos setores, em especial no meio escolar. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é refletir sobre a importância da etnografia na escola, buscando expor algumas de suas contribuições para o desenvolvimento das pesquisas na área da educação. Para tanto, apresentamos uma parte de uma pesquisa de doutorado realizada em uma escola estadual na cidade de Foz do Iguaçu, no estado do Paraná. Trata-se de um estudo que toma como fatos etnográficos a convergência entre transletramentos, saberes locais e era digital durante as aulas de Língua Portuguesa na terceira série do Ensino Médio. Para tal, buscamos embasamento nos principais conceitos que norteiam os estudos etnográficos, trazendo para o rol das discussões os autores  Mattos (2011); Silva (2015); Street (2014); Peirano (2014); Pires-Santos et al (2015), entre outros.

 

Biografia do Autor

Adriane Elisa Glasser, Unioeste

Mestra e doutoranda em Letras pela Unioeste - Cascavel.

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Publicado

09-04-2020

Como Citar

GLASSER, A. E.; FONTELLA, J. M. D.; SANTOS, M. E. P.; DE OLIVEIRA, R. B. ETNOGRAFIA ESCOLAR: O OLHAR DO PROFESSOR SOBRE A SUA PRÁTICA. Ideação, [S. l.], v. 21, n. 2, p. 49–65, 2020. DOI: 10.48075/ri.v21i2.24315. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/24315. Acesso em: 3 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos