IMPACTO DA ESTIAGEM SOBRE A SAFRA DE SOJA 2021/22 NO NÚCLEO REGIONAL DE CASCAVEL
DOI:
https://doi.org/10.48075/ijerrs.v5i1.30572Resumo
A água desempenha papel fundamental nos processos metabólicos da planta e o déficit hídrico durante o ciclo da cultura causa impactos negativos na qualidade e nas propriedades do grão. A ocorrência de estiagem durante o estádio de enchimento de grãos, período crítico de exigência de água da soja, causa diminuição do acúmulo de matéria seca no grão, o que antecipa a maturação e reduz o tamanho do grão. Nesse contexto, este trabalho teve por finalidade analisar o volume pluviométrico registrado nos meses de setembro de 2021 a janeiro de 2022 e o impacto da consequente estiagem ocorrida no Núcleo Regional de Cascavel sobre a cultura da soja na safra 2021/22. Coletou-se volumes diários de precipitação pluviométrica dos vinte e oito municípios pertencentes ao Núcleo Regional de Cascavel e utilizou-se de publicações semanais de relatórios elaborados pelo Departamento de Economia Rural do Paraná. Considerando os meses de setembro de 2021 a janeiro de 2022, o volume de chuva total acumulado na safra de verão 2021/22, foi de 790 milímetros. Dessa forma, conclui-se que, apesar de o volume de chuva total exigido pela planta tenha sido atendido, houve uma quebra de produção de 72% em decorrência da desuniformidade das chuvas e falta de suprimento de água no período mais crítico da cultura da soja (floração/enchimento de grãos).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 International Journal of Environmental Resilience Research and Science

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.