Mobilidade Urbana Sustentável e Emergência Climática: a Eletrificação do Setor de Transporte Público

Techno-energy strategies in the transport sector

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/ijerrs.v5i2.32411

Resumo

A crise climática vem impulsionando a pesquisas e potencializando a preocupação com práticas sustentáveis. Os governos, setores públicos e privados e a sociedade organizada têm se preocupado cada vez mais com a forma como o mundo vem aplicando e consumindo seus produtos, bem como as inter-relações destes com o meio ambiente. O presente artigo apresenta uma revisão de literatura aplicada a três casos internacionais de mobilidade sustentável com tecnologias de baixo carbono, em especial, a eletrificação, buscando modelos que tenham potencial de transcreverem ensinamentos para o contexto brasileiro. Longe de esgotar o assunto, apresenta-se um recorte, com uma visão generalista, a partir dos estudos de caso de mobilidade urbana, que mostram que há caminhos diferentes e convergentes a serem operacionalizados. O caso chileno tem um papel de destaque, apontando uma política pública viável posto que se trata de uma experiência em estágio avançado, num país com tantas similaridades em relação a desafios com o Brasil.

Palavras-Chave: mobilidade urbana; cidades sustentáveis; transição energética; tecnologia de baixo carbono; setor de transportes;

Biografia do Autor

Evelyn Tânia Carniatto Silva, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Doutoranda no Programa de Engenharia de Energia - Mestrado e Doutorado, Centro de Ciências Exatas, Campus Cascavel. E-Mail: carniattoarquitetura@gmail.com

Barbara Simone Saatkamp, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável – Mestrado e Doutorado, Centro de Ciências Agrárias, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, Campus de Marechal Cândido Rondon. E-mail: barbara.saatkamp@unioeste.br.

Delanney Vidal Di Maio Neto, Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil

Mestre em Gestão Pública e Cooperação Internacional. Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil. 

Irene Carniatto , Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Pós-doutora em Educação com foco em Internacionalização e Redes Internacionais de Pesquisa, pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT (concluído em 2021). É Bolsista de Produtividade para Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora (DT), do CNPq (Ministério da Educação do Brasil). Doutora em Ciências Florestais, Conservação e Planejamento Integrado de Bacias e Recursos Hídricos pela UFPR (2007). Coordenadora da Resilience Climate International Research Network RIPERC (2019-atual). Editora-chefe do International Journal of Environmental Resilience Research and Science - IJERRS. É representante da Unioeste como membro do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas (FBMC) (2017-atual). É pesquisadora e professora de Pós-Graduação de Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Rural Sustentável e do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, desde 1993, no Campus Cascavel -Paraná. E-mail: irenecarniatto@gmail.com.

Reginaldo Ferreira Santos , Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE

Professor doutor do Programa de Engenharia de Energia - Mestrado e Doutorado, Centro de Ciências Exatas, Campus Cascavel. 

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Publicado

29-02-2024 — Atualizado em 18-12-2023

Versões

Como Citar

CARNIATTO SILVA, E. T.; SAATKAMP, B. S.; DI MAIO NETO, D. V.; CARNIATTO , I.; SANTOS , R. F. Mobilidade Urbana Sustentável e Emergência Climática: a Eletrificação do Setor de Transporte Público: Techno-energy strategies in the transport sector. International Journal of Environmental Resilience Research and Science, [S. l.], v. 5, n. 2, 2023. DOI: 10.48075/ijerrs.v5i2.32411. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/ijerrs/article/view/32411. Acesso em: 2 maio. 2024.