REVISITANDO A CHIMBOTE – TRADUÇÃO CULTURAL EM ARGUEDAS
Agências de fomento
CAPES
Palavras-chave:
Tradução cultural, Transculturação, José María Arguedas.Resumo
José María Arguedas foi um escritor peruano privilegiado por conhecer dois mundos, duas culturas. Sua obra El Zorro de arriba y el Zorro de abajo é uma das mais originais e emblemáticas da literatura latino-americana. Como mediador cultural, Arguedas narra as mudanças ocorridas em Chimbote. Esse microcosmo babélico é reconhecido pelo leitor através da polifonia de vozes e registos dos seus personagens marginais. Sua tradução cultural se sobressai revelando a sua heterogeneidade. Na obra de Arguedas, como na sua vida, está exposta a impossibilidade de coexistência harmoniosa entre as duas culturas. Por meio da posição de Arguedas e opiniões de Moreiras, questiona-se a teoria de Rama da transculturação. Através de uma postura ética, Arguedas é considerado um dos escritores mais representativos do contexto andino e da América Latina.Downloads
Publicado
26-11-2014
Como Citar
ZILS, E. R. REVISITANDO A CHIMBOTE – TRADUÇÃO CULTURAL EM ARGUEDAS. Línguas & Letras, [S. l.], v. 15, n. 29, 2014. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/10587. Acesso em: 4 nov. 2024.
Edição
Seção
Estudos Literários
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.