ORDEM E DESORDEM: A DIALÉTICA DA MALANDRAGEM EM “OSCARINA”
Palavras-chave:
Marques Rebelo, narrativa, personagem, dialética da malandragem.Resumo
Marques Rebelo adota como espaço privilegiado para ambientar suas narrativas as áreas suburbanas da cidade do Rio de Janeiro, escolhendo como protagonistas indivíduos que representam as classes menos favorecidas da sociedade. Estes personagens, dada a precariedade de sua condição, vivem em situação fronteiriça entre a ordem e a desordem, a oscilar entre esperança de e o desengano, ora vislumbrando a remota possibilidade de ascensão social, ora ameaçados pelo temor da miséria e da marginalidade. Ao fazer isso, o escritor põe em cena dois universos sociais diferentes convivendo lado a lado e pacificamente: o dos que procuram viver conforme os valores da ordem social burguesa e o daqueles que transgridem as leis e os princípios morais e vivem através de artifícios e expedientes ilegais. Este artigo analisa alguns aspectos do conto “Oscarina”, buscando compreender como os universos da ordem e da desordem, ou do trabalho e da malandragem, estão configurados na forma narrativa através da trajetória da personagem Jorge, protagonista da história. Procura demonstrar que as fronteiras entre os dois universos supostamente antagônicos acabam diluídas pelo movimento do protagonista, que transita entre os dois espaços, que se comunicam e interpenetram dialeticamente.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.