ENSINO-APRENDIZAGEM E METODOLOGIAS DE ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA PARA SURDOS NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Palavras-chave:
Ensino-aprendizagem, Metodologias de Ensino, SurdezResumo
Durante anos as defasagens na aprendizagem da Língua Portuguesa enfrentadas pelos alunos surdos foram atribuídas à ausência do sentido da audição. Recentemente, tais insucessos têm sido relacionados ao uso de metodologias de ensino inadequadas e à falta de comunicação em Libras entre surdos e ouvintes. Assim, este artigo relata uma pesquisa que investigou e analisou os processos de ensino-aprendizagem vivenciados por um aluno surdo do Ensino Fundamental da cidade de Viçosa-MG. O estudo foi desenvolvido por meio da abordagem qualitativa, com investigação bibliográfica, observação participante e diário de campo. Os resultados mostraram que as interações comunicativas, no contexto observado, foram restritas, pois professores e alunos ouvintes não apresentavam fluência em Libras e na escola não havia intérprete de Libras/Língua Portuguesa. As metodologias eram expositivas e com predomínio de recursos orais-auditivos. A partir dessas constatações, desenvolveram-se propostas metodológicas para o ensino da Língua Portuguesa, embasadas nas orientações dos PCNs, com adaptações para atender ao contexto escolar inclusivo. O relato reforça a necessidade de investimentos na formação de professores para atender às necessidades da educação inclusiva, a fim de melhorar a qualidade da educação oferecida aos surdos no que tange ao ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa.
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