DA MATERIALIDADE À IMATERIALIDADE: UMA ANÁLISE DE OS TRANSPARENTES DE ONDJAKI
Palavras-chave:
Trânsitos culturais. Identidade nacional. Luanda. Os transparentes.Resumo
O imaginário subjacente às paisagens geográficas conta, a partir de uma determinada percepção, processos de construção da identidade de uma nação. É o que encontramos no projeto estético de Os transparentes do escritor angolano Ondjaki, obra em que é possível observar os limites entre o território e o indivíduo que o ocupa através de processos de construções e desconstruções mútuas. Queremos, portanto desenvolver analises interpretativas acerca das relações que ligam os trânsitos internos e externos dos personagens em intenso contato com o lugar em que vivem, um prédio combalido, localizado em uma cidade em crise, Luanda. Para tanto, analisaremos os intercâmbios entre os personagens desta obra, que marcam os movimentos dos narradores e da estrutura do texto, movimentos que apontam para as múltiplas formas de representar o espaço heterogêneo dos trânsitos culturais situados no contexto histórico-espacial da contemporaneidade. Para tanto, nos utilizaremos dos estudos de Rita Chaves sobre o rompimento com a fixidez que empreendem tais personagens e, também, os de Tânia Macêdo, sobre a relação entre literatura, história e identidade de Angola. Da materialidade à imaterialidade, o trabalho tem como objetivo principal analisar a desmaterialização física vivenciada pelo protagonista, ao longo da trama, ressaltando a aproximação entre esse processo e a deterioração da cidade, situação metonímica que pode estar relacionada à pouca solidez em que se arvora a identidade nacional de Angola.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.