REVERBERAÇÕES DO GÓTICO E SIGNIFICAÇÃO EM “A PRESENÇA”, DE LYGIA FAGUNDES TELLES
Resumo
“A presença”, de Lygia Fagundes Telles, é um conto quase esquecido pelos estudos literários. A narrativa aparece pela primeira vez no conjunto de Seminário dos Ratos, de 1977 bem como faz parte de outras coletâneas importantes da autora como Mistérios e Os melhores contos de Lygia Fagundes Telles. Ainda que se configurando ao lado de produções bem mais conhecidas da autora como “As formigas”, “A caçada”, “A mão no ombro”, esse conto não parece despertar muito interesse nos estudos literários. No intuito de lançar luz sobre essa narrativa, o objetivo desse trabalho abarcará três pontos específicos: (i) entender o uso na narrativa dos recursos góticos no que concerne ao tema da perseguição; (ii) estabelecer um paralelo de como os elementos góticos inseridos dentro da narrativa dialogam com as teses sobre conto de Ricardo Piglia; (iii) perceber como os dois itens anteriores funcionam para que o recorte escolhido pela autora não se limite enquanto significação.
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