O diabo: um personagem multifacetado
DOI:
https://doi.org/10.5935/rl&l.v1i1.1318Resumo
RESUMO : Sabe-se que a menção a um ou mais personagens que exemplifiquem a representação do mal remonta a tempos antigos e transita pelos mitos de todos os povos. Toda cultura, de uma forma ou de outra, procurou personificar a maldade tanto quanto a bondade, dando-lhes face e personalidade. O Diabo constitui uma dessas feições do mal, talvez a mais conhecida de todas. Sua origem pode ser percebida na cultura judaico-cristã, todavia transpôs essa esfera, vindo mais tarde, ao final da Idade Média e início da Idade Moderna, a tornar-se parte integrante da cultura ocidental. Este trabalho tem por objetivo analisar algumas das representações do Diabo na literatura, investigando de que forma são dadas diversas faces a um ser sem rosto, as origens dessas representações e de como a literatura brasileira apropriou-se dessa construção. Procura-se, ao longo do texto, estabelecerem-se algumas relações entre os autores e as maneiras como cada um deles desenvolve a figuração, evidenciando-se, dessa forma, os ecos existentes de um texto no outro.Downloads
Publicado
01-01-2000
Como Citar
MAURÍCIO CESAR, M. O diabo: um personagem multifacetado. Línguas & Letras, [S. l.], v. 1, n. 1, p. p. 217–227, 2000. DOI: 10.5935/rl&l.v1i1.1318. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/1318. Acesso em: 3 nov. 2024.
Edição
Seção
III - Exercícios de Reflexão Teórica e Crítica
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