A construção do ethos do sujeito enunciador em Cartola

Autores

  • ROMANHOLI, Cíntia Patrícia
  • STEIGENBERGER, Fabiana Fernanda
  • FERNANDES, Luiz Carlos

DOI:

https://doi.org/10.5935/rl&l.v1i1.1319

Resumo

RESUMO: Sabemos que, por força do esforço de convencimento, o orador é capaz de projetar, ao produzir seu discurso, uma imagem de si que pode diferir de sua imagem enquanto sujeito empírico. É com base nessa perspectiva que nos propomos a analisar a construção da imagem, ou seja, o ethos, do sujeito enunciador em textos da modalidade do cotidiano, mais especificamente em letras de canções do renomado sambista Cartola. A representação dessa imagem se dá através das escolhas lingüísticas que o enunciador faz no ato de construção de seu discurso, lugar de engendramento do ethos. No caso da canção popular, o compositor, com simplicidade, procura agradar não só o gosto popular indiferenciado, mas, muitas vezes, igualmente ao interlocutor mais letrado e mais culto. As letras de Cartola, músico muito elogiado e admirado pela maioria dos sambistas, falam de amor sem serem vulgares, revelando fugir ao lugar comum. Considerando a preferência temática recorrente em suas composições, pode-se caracterizar seu samba como pertencente à formação discursiva da chamada “dor de cotovelo”. Assim, pretendemos averiguar em quais estereótipos, enunciados que apontem para uma determinada formação discursiva, está ancorado o ethos discursivo desse enunciador.

 

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Publicado

01-01-2000

Como Citar

CÍNTIA PATRÍCIA, R.; FABIANA FERNANDA, S.; LUIZ CARLOS, F. A construção do ethos do sujeito enunciador em Cartola. Línguas & Letras, [S. l.], v. 1, n. 1, p. p. 229–241, 2000. DOI: 10.5935/rl&l.v1i1.1319. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/1319. Acesso em: 3 nov. 2024.

Edição

Seção

III - Exercícios de Reflexão Teórica e Crítica