CARNAVALIZAÇÃO DA SOCIEDADE ANGOLANA EM “A GERAÇÃO DA UTOPIA”
Palavras-chave:
Literatura Angolana, Estudos Culturais, Romance.Resumo
Resumo
Esta pesquisa tem por objetivo avaliar as transformações ocorridas na sociedade angolana, a partir do romance A Geração da Utopia, do escritor Pepetela. Tal texto ficcionaliza um longo período histórico de Angola, desde os últimos anos do colonialismo até algum tempo após a independência do país e, neste sentido, apresenta as transformações sociais efetuadas em virtude do momento histórico/político. Para tal análise, nos valemos de importantes conceitos utilizados pelos estudos culturais, principalmente o de “Carnavalização”, cunhado por Bakhtin. Este processo é permeado por inversões e contágios, o nobre com o vulgar, alto e baixo, popular e erudito, tendo como principal condutor o diálogo, que produz as formas híbridas (também chamado de grotesco). A racionalização da maioria das transformações sociais contemporâneas é feita a partir de “Metáforas de Transformação” e, neste sentido, uma das mais úteis é a “Carnavalização” que, no caso da sociedade angolana representada por Pepetela, é melhor compreendida/avaliada a partir deste conceito bakhtiniano.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.