GRAMÁTICA, DEVE-SE OU NÃO SE DEVE ENSINAR?

Autores

  • EMILIO, Aline

DOI:

https://doi.org/10.5935/rl&l.v9i16.1706

Resumo

O presente artigo propõe uma reflexão sobre a necessidade ou não de se ensinar a gramática nas aulas de Língua Portuguesa. Primeiramente, fazemos uma breve revisão histórico-pedagógica do ensino de Língua Portuguesa e o papel da gramática em cada um desses contextos históricos. Na seqüência, realizamos uma reflexão sobre norma-padrão e exemplaridade, questionando o seu lugar no contexto escolar. Finalmente, defendemos o ensino da gramática – entendida como um sistema de princípios que organizam enunciados –, mas de forma que esteja vinculada aos processos de constituição do enunciado, dirigida pela observação da produção lingüística efetivamente operada.

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Publicado

01-01-2000

Como Citar

ALINE, E. GRAMÁTICA, DEVE-SE OU NÃO SE DEVE ENSINAR?. Línguas & Letras, [S. l.], v. 9, n. 16, p. p. 27–35, 2000. DOI: 10.5935/rl&l.v9i16.1706. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/1706. Acesso em: 4 maio. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Variedade, Norma e Gênero