SEQÜÊNCIA DIDÁTICA: A PROPAGANDA EM SALA DE AULA

Autores

  • NATH, Margarete Aparecida
  • COSTA-HUBES, Terezinha da Conceição

DOI:

https://doi.org/10.5935/rl&l.v9i16.1708

Resumo

A abordagem sociointeracionista da linguagem tem a finalidade
de direcionar o educando a novas práticas de uso efetivo da língua, por meio das quais ele possa interagir conforme as suas necessidades. Nesse sentido, os gêneros discursivos, que são os textos concretos com os quais interagimos diariamente, possibilitam pensar e compreender a língua em situações reais de interlocução. Como discute Bakhtin (2003), os gêneros discursivos são enunciados concretos que materializam todas as ações com a linguagem, mostrando-nos o que pode e como deve ser dito em determinada esfera social. Com o propósito de trazer contribuições para o trabalho com os gêneros em sala de aula é que adotamos o procedimento metodológico da seqüência didática (SD), conforme propõem Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). Os gêneros, sejam eles orais ou escritos, existem e se concretizam em função de uma necessidade de dizer algo a alguém, num determinado espaço social, considerando os agentes ou interlocutores como sujeitos sociais, envolvidos neste propósito de interação. Apresentamos a SD, considerando que ela está articulada a uma série de atividades, com o intuito de auxiliar o aluno a dominar um determinado gênero, desenvolvendo maior capacidade de interação. Propomos uma SD com o gênero propaganda, considerando-se as etapas da análise apresentadas pelos autores. Este procedimento metodológico aponta para uma produção inicial, a partir da qual será direcionado todo o trabalho de reconhecimento do gênero quanto à sua função social e seu espaço de circulação, quanto à suas possibilidades de leitura e quanto aos recursos lingüísticos que asseguram o seu conteúdo. Após esta exploração, haverá uma produção final, que será o resultado do trabalho com o gênero, de forma que o educando atinja os objetivos propostos inicialmente no trabalho com este gênero.

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Publicado

01-01-2000

Como Citar

MARGARETE APARECIDA, N.; TEREZINHA DA CONCEIÇÃO, C.-H. SEQÜÊNCIA DIDÁTICA: A PROPAGANDA EM SALA DE AULA. Línguas & Letras, [S. l.], v. 9, n. 16, p. p. 67–83, 2000. DOI: 10.5935/rl&l.v9i16.1708. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/1708. Acesso em: 4 maio. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Variedade, Norma e Gênero