Efeitos de Priming Sintático Intra e Translinguístico no Processamento De Francês Como L2
Palavras-chave:
Processamento Sintático, Priming Sintático, Francês como L2.Resumo
No presente estudo investigamos o fenômeno de priming sintático – ou seja, a facilitação do processamento linguístico de uma estrutura sintática pela exposição prévia à estrutura semelhante – nos níveis intra e translinguístico, em bilíngues de português brasileiro (PB)-francês, durante a compreensão de sentenças. Participaram do estudo 15 adultos, falantes nativos do português brasileiro que tinham francês como segunda língua em nível intermediário. Os efeitos de priming sintático foram obtidos através de um experimento comportamental que consistiu em uma tarefa de leitura auto-monitorada. Os resultados apontaram para o aparecimento de efeitos de priming sintático no nível intralinguístico (em francês como L2), mas não no translinguístico. Tais efeitos se mostraram dependentes da repetição do verbo principal da sentença. Esses resultados foram interpretados como evidência de que os efeitos de priming sintático no nível intralinguístico em L2 são lexicalmente dependentes, dando suporte à visão de abordagens lexicalistas, em que a informação necessária para o processamento sintático está localizada nos frames sintáticos armazenados no léxico mental. Quanto ao nível translinguístico, nossos resultados sugerem a separação dos sistemas sintáticos das duas línguas.
Referências
ARAI, M; GOMPEL, R; SCHEEPERS, C. Priming ditransitive structures in comprehension. Cognitive Psychology, 54, 218- 250, 2007.
BOCK, K. Syntactic persistence in language production. Cognitive Psychology, 18, 355–387, 1986.
BOCK, K. Closed-class immanence in sentence production. Cognition, 31, 163–186, 1989.
BOCK, K; LOEBELL, H. Framing sentences. Cognition, 35, 1– 39, 1990.
BORNKESSEL-SCHLESEWSKY, I.D.; SCHLESEWSKY, M. Minimality as vacuous distinctness: Evidence from cross-linguistic sentence comprehension. Lingua, 110(10), 1541-1559, 2009.
Branigan, H. Syntactic priming. Language and Linguistics Compass, 1, 1–16, 2007. doi:10.1111/j.1749-818X.2006.00001.x
BRANIGAN, H. P.; PICKERING, M. J.; MCLEAN, J.K. Priming prepositional-phrase attachment during comprehension. Journal of Experimental Psychology: Learning, Memory, and Cognition, 31(3), 468-481, 2005.
BRANIGAN, H. P.; PICKERING, M. J.; LIVERSEDGE, S. P.; STEWART, A. J.; URBACH, T. P. Syntactic priming: Investigating the mental representation of language. Journal of Psycholinguistic Research, 24(6), 489-506, 1995.
CULLICOVER, P. W; JACKENDOFF, R. The simpler syntax hypothesis. Trends in Cognitive Sciences, 10, 9, 413-418, 2006.
FERREIRA, V; BOCK, K. The functions of structural priming. Language and Cognitive processes, 21, 1011-1029, 2006.
HAGOORT, P. On Broca, brain, and binding: a new framework. Trends in Cognitive Sciences, 9, 9, 416-423, 2005.
HAGOORT, P. MUC (Memory, Unification, Control): A Model on the Neurobiology of Language Beyond Single Word Processing. In G. Hickok, & S. Small (Eds.), Neurobiology of language (pp. 339-347). Amsterdam: Elsever, 2016. doi:10.1016/B978-0-12-407794-2.00028-6.
HARTSUIKER, R; KOLK, J. Syntactic facilitation in agrammatic sentence production. Brain and Language, 62, 221-254, 1998.
HARTSUIKER, R. J; PICKERING, M. J; VELTKAMP, E. Is syntactic separate or shared between languages. Psychological Science, 15, 6, 409-414, 2004.
LOEBELL, H; BOCK, K. Structural priming cross languages. Linguistics, 41, 5, 791-824, 2003.
MCDONOUGH, K; TROFIMOVICH, P. Using Priming Methods in Second Language Research. New York: Routledge, 2009.
MORRIS, L.; SCHEEPERS, C. Syntactic priming and lexical boost in preschool children. 10.13140/RG.2.1.5141.7441. 2015. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/280530762. Acesso em: jun. 2016.
PICKERING, M; BRANIGAN, H. The representation of verbs: Evidence from syntactic priming in language production. Journal of Memory and Language, 39, 633-651, 1998.
SAVAGE, C.; LIEVEN, E.; THEAKSTON, A.; TOMASELLO, M. Testing the abstractness of children’s linguistic representations: lexical and structural priming of syntactic constructions in young children. Developmental Science, 6(5), 557–567, 2003.
SMITH, M; WHEELDON, L. Syntactic priming in spoken sentence production: an online study. Cognition, 78, 23-164, 2001.
THOTHATHIRI, M; SNEDECKER, J. Syntactic priming during language comprehension in three- and four-year-old children. Journal of Memory and Language, 58, 188-213, 2008.
TOOLEY, K. M.; TRAXLER, M. J. Syntactic priming effects in comprehension: A critical review. Language and Linguistics Compass, 4, 925–937, 2010. doi:10.1111/j.1749-818X.2010.00249.x
WEBER, K; INDEFREY, P. Syntactic priming in German-English bilinguals during sentence comprehension. NeuroImage, 46, 1164-1172, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.