O Ensino de Ciências Sob o Olhar da Cultura Surda

Autores

  • Graciele Kerlen Pereira Maia UFMG
Agências de fomento

Palavras-chave:

LIBRAS - EDUCAÇÃO - CULTURA

Resumo

Este capítulo apresenta um relato que perpassa pela experiência do ensino-aprendizado da disciplina de Ciências com alunos do 6° ao 9° ano do ensino fundamental da escola bilíngue de surdos AAVIDA (Assistência Audio-Visual para Deficientes auditivos) na cidade de Divinópolis/ Minas Gerais. Para a sua constituição foi considerado o ensino da disciplina de ciências sob o olhar da cultura surda. O objetivo é apresentar um estudo das implicações que a cultura e identidade surda trazem para o contexto de ensino – aprendizagem da disciplina de ciências, visto que o atendimento educacional se torna efetivo a partir do conhecimento do sujeito e suas especificidades. Propõe-se ainda a apresentar artefatos que contribuirão para elaboração de um processo de ensino-aprendizado amoldado na cultura surda produzindo significados que dão sentido às ações pedagógicas.

 

Biografia do Autor

Graciele Kerlen Pereira Maia, UFMG


Meu nome é Graciele Kerlen Pereira  Maia,  nasci e moro na cidade de Divinópolis,  localizada na região centro oeste do estado de Minas Gerais, e distante a cerca de 120 quilômetros de Belo Horizonte.

 

Minha primeira graduação e pós graduação foi em Ciências biológicas. Comecei a estudar e trabalhar com Libras (Língua Brasileira de Sinais), então fiz minha segunda graduação - Letras Libras Bacharelado pela UFSC, especialização em Libras,  mestre em Inclusão Social - enfâse em Educação de Surdos. Atualmente sou professora de Libras na UEMG/Campus Divinópolis, professora em uma escola Bilíngue de Surdos - Escola AAVIDA e coordenadora do curso técnico de tradução e interpretação em Libras pela SEE/MG.  Sou tradutora e Intérprete do par línguístico Libras/Lingua Portuguesa em palestras,  seminários, mídia, shows, teatros, eventos e etc.

Sou doutoranda em linguística Poslin/ UFMG.

Referências

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Publicado

29-01-2020

Como Citar

MAIA, G. K. P. O Ensino de Ciências Sob o Olhar da Cultura Surda. Línguas & Letras, [S. l.], v. 20, n. 48, 2020. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/23704. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ: LÍNGUAS DE SINAIS – CONQUISTAS E DESAFIOS