A poética das águas em Thiago de Mello: um Acerto de Contas com o rio e com a vida

Autores

  • Maria Iracilda Gomes Cavalcante Bonifácio Universidade Federal do Acre
Agências de fomento
Capes

Palavras-chave:

Thiago de Mello, Poética do Espaço, Identidades Amazônidas.

Resumo

O presente trabalho tem como proposta analisar como se configuram as relações entre o eu-lírico e o elemento “água” na obra Acerto de Contas, de Thiago de Mello (2015), a partir de um recorte que privilegia o rio como locus enunciativo. Imagem recorrente na poética de Mello, o “rio” constitui mais que o aporte geográfico de onde o poeta entoa seu canto, tornando-se o companheiro com quem compartilha suas emoções e afetos, reavivando imagens e lembranças da vida cotidiana por meio da afirmação das identidades amazônidas em sua ligação com o mundo. Com base em Bachelard (2002), Paz (2012) e Tynianov (1983), discutimos a relação de interação do eu-lírico com seu espaço, a Amazônia, evocando sentimentos e emoções que transcendem o plano regional para entrar em contato com o que é comum a todos nós, as inquietações sobre o sentido de nossa própria existência no mundo.

Biografia do Autor

Maria Iracilda Gomes Cavalcante Bonifácio, Universidade Federal do Acre

Doutoranda em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, com ênfase em Literatura Portuguesa Contemporânea. Possui Mestrado em Letras: Linguagem e Identidade, Especialização em Cultura, Natureza e Movimentos Sociais na Amazônia e Graduação em Letras/ Português pela UFAC (Universidade Federal do Acre). É professora EBTT de Língua Portuguesa na Universidade Federal do Acre. 

Referências

BACHELARD, Gaston. A água e os sonhos. Trad. Antonio de Pádua Denesi. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

BACHELARD, Gaston. A poética do espaço. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

BAUMGARTEN, Carlos Alexandre. A renovação do discurso historiográfico brasileiro. In: ANTUNES, Benedito; FERREIRA, Sandra (Organizadores). 50 anos depois: estudos literários no Brasil contemporâneo. São Paulo: UNESP, 2014.

BRIK, O. Ritmo e Sintaxe. In: Vários. Teoria da Literatura: Formalistas Russos. 3 ed. Porto Alegre: Editora Globo, 1976, p. 131-139.

DUFRENNE, Mikel. O poético. Porto Alegre: Editora Globo, 1969.

LIMA, Pollyanna Furtado. Thiago de Mello: fortuna crítica (1951 a 1960). 2012. 192f. Dissertação (Mestrado em Letras - Estudos Literários). Universidade Federal do Amazonas Manaus: UFAM, 2012.

MELLO, Thiago de. A canção do amor armado. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1966.

MELLO, Thiago de. A lenda da rosa. Rio de Janeiro: Editora José Olympio,1956.

MELLO, Thiago de. Acerto de Contas. São Paulo: Global, 2015.

MELLO, Thiago de. Como sou. Seleção de Poemas de Thiago de Mello. São Paulo: Editora Global, 2013.

MELLO, Thiago de. Faz escuro mas eu canto. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1965.

MELLO, Thiago de. Horóscopo para os que estão vivos. Rio de Janeiro: Ciro Fernandes Editor, 1978.

MELLO, Thiago de. Manaus – Amor e Memória. São Paulo: Martin Fontes, 1984.

MELLO, Thiago de. Meio século de poesia. Entrevista concedida a Fabrício Carpinejar. Disponível em: http://www.palavrarte.com/entrevistas/entrev_carpinejar_thiagodemello.htm. Acesso em: 8 set. 2013.

MELLO, Thiago de. Mormaço na Floresta. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1981. MELLO, Thiago de. Campo de Milagres. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1998.

MELLO, Thiago de. Narciso cego. Rio de Janeiro: Editora José Olympio, 1952.

MELLO, Thiago de. Num campo de margaridas. Civilização Brasileira, 1986.

MELLO, Thiago de. O desafio do exílio. In: Cadernos de Debates Refúgio, Migrações e Cidadania. Brasília: Instituto Migrações e Direitos Humanos. v.3, n. 3, 2008.

MELLO, Thiago de. Os estatutos do homem. São Paulo, Martins Fontes, 1977.

MELLO, Thiago de. Poemas preferidos pelo autor e seus leitores. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2006.

MELLO, Thiago de. Poesia comprometida com a minha e a tua vida. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1975.

MELLO, Thiago de. Silêncio e palavra. Rio de Janeiro: Edições Hipocampo, 1951.

MELLO, Thiago de. Thiago em Haikai. De Sergio Bath. Rio de Janeiro: Edições

MELLO, Thiago de. Vento geral. Rio de Janeiro: Editora José Olympio, 1960.

MELLO, Thiago de; MELLO, Isabella Patrícia Costa Rodrigues Thiago de. Dossiê Thiago de Mello: patrimônio histórico. Rio de Janeiro: Projetos Especiais, 2017.

NASCIMENTO, Cássia Maria Bezerra do. A Complexidade nos Estatutos do Homem Thiago de Mello. 2014. 310f. Tese (Doutorado em Sociedade e Cultura na Amazônia). Universidade Federal do Amazonas. Manaus: UFAM, 2014.

PAZ, Octavio. O arco e a lira. Trad. Olga Svary. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1982.

PAZ, Octavio. Signos em rotação. Tradução de Sebastião Uchoa Leite. Organização e revisão de Celso e Harold de Campos. 2. ed. São Paulo: Perspectiva, 1971.

Silêncio e palavra. Rio de Janeiro: Edições Hipocampo, 1951.

STAIGER, Emil. Conceitos Fundamentais da Poética. Tradução de Celeste Aída Galeão. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1977.

TYNIANOV, Iuri. O ritmo como fator construtivo do verso. In: LIMA, Luiz Costa. Teoria da literatura em suas fontes. Vol. 1. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1983.

Downloads

Publicado

09-02-2021

Como Citar

CAVALCANTE BONIFÁCIO, M. I. G. A poética das águas em Thiago de Mello: um Acerto de Contas com o rio e com a vida. Línguas & Letras, [S. l.], v. 21, n. 51, p. http://dx.doi.org/10.5935/1981–4755.20200030, 2021. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/24071. Acesso em: 30 abr. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ: CENAS DA VIDA AMAZÔNICA: SUJEITOS DIVERSOS ENTRE TEIAS DE LITERATURA E LINGUAGENS