Estágio Supervisionado em Letras - Português: Uma Arena de Vozes Sociais
Palavras-chave:
Linguagem.Vozes sociais. Estágio SupervisionadoResumo
O presente trabalho tem por objetivo discutir e desvelar as vozes sociais que emergem de uma prática discursiva escrita por uma estudante em estágio supervisionado. Para tanto, apresentamos as discussões postuladas pelo Círculo de Bakhtin no que concerne às suas formulações acerca das relações dialógicas (BAKHTIN, 2003, 1997) e vozes sociais (BAKHTIN, 1997), por oferecer um excelente instrumental teórico e metodológico para pensar a formação inicial de professores de português e, de forma específica, as práticas sociais que atravessam a prática do estágio. Assim, ilustramos o potencial dessa perspectiva, analisando as vozes sociais e posicionamentos axiológicos presentes em uma vinheta narrativa, entendida como um instrumento de registro da experiência observada/vivida (MODL & BIAVATI, 2016). A vinheta selecionada para análise foi escrita por uma estagiária do Curso de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, durante o período de observação da escola na disciplina de Estágio Supervisionado, compreendido aqui como um entrelugar socioprofissional (REICHMANN, 2012, 2014, 2015). Nossa análise aponta que, na sua construção discursiva, a discente mobiliza diferentes vozes sociais para construir, em seu projeto de dizer, um posicionamento axiológico negativo ao modelo tradicional de ensino de literatura.
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