Por Práticas Compartilhadas de Aprender e Ensinar Com as Crianças. Diálogos com Bakhtin e o Círculo
Palavras-chave:
prática de ensino, escuta, compreensãoResumo
Propomos, neste texto, refletir sobre o ensinar e o aprender no contexto escolar como atos que se constroem com as crianças e não para as crianças. Para isso, optamos por pensar no tema a partir das relações com turmas que estavam em processo de alfabetização, em primeiros anos do Ensino Fundamental. Faremos essa discussão a partir da perspectiva Bakhtiniana, através das materialidades produzidas pelas turmas em aula e mediadas por professoras de escolas públicas do interior do estado de São Paulo. Percebemos que quando o contexto extraverbal foi compartilhado, pois o que as crianças levaram para a escola foi considerado nas propostas desenvolvidas pelas turmas, as crianças pareceram se envolver mais e o ensinar e o aprender passaram a ser compartilhados por elas e as professoras, deixando de ser atos mecânicos para se constituírem como atos singulares. Defendemos, assim, a necessidade de uma escuta responsiva da vida e das culturas produzidas pelas educandas e pelos educandos, de modo a possibilitar a construção de funções e sentidos compartilhados e jeitos de pensar e fazer a leitura e a escrita em contextos reais.
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