O Tom De Como Eu Aprendo e de Como Eu Ensino: Uma Reflexão Bakhtiniana Sobre Ações Entre Sujeitos

Autores

Agências de fomento

Palavras-chave:

Tom valorativo, ensino-aprendizagem de línguas, Círculo de Bakhtin

Resumo

O campo teórico-epistemológico-axiológico bakhtiniano pode dar contribuições significativas para a discussão sobre ensino-aprendizagem de lingua(gem), foco de interesse caro à área de Linguística Aplicada. Neste artigo pretende-se discutir como tais processos podem ser pensados como atos enunciativos. Para o Círculo de Bakhtin, Medviédev e Volóchinov considerar os gêneros discursivos é, antes de tudo, tomá-los como enunciados concretos, que só se realizam na corrente de réplicas (cada enunciado responde a enunciados anteriores e suscita enunciados posteriores), feitas por sujeitos concretos, em acontecimentos concretos e únicos. A partir da leitura de Villarta-Neder (2019) do que se entende já estar indiciado no conceito, os dizeres são também fazeres, são também compreensões, ora presentes, ora ausentes na construção composicional dos gêneros. Tal ótica permite que analisemos textos (orais, escritos, visuais, audiovisuais e em qualquer configuração semiótica) presentes na sala de aula como ações entre sujeitos. Pretendemos assumir esse viés analítico nesse artigo – que tais ações constituem a maneira por meio da qual tais sujeitos se inscrevem no mundo e na relação com outros sujeitos na/pela lingua(gem). Em termos bakhtinianos, constitui sua entonação, seu tom valorativo. Da nossa perspectiva, é pertinente tomar como premissa do trabalho com a lingua(gem) que os textos, as situações e os próprios sujeitos só se constituem nesse entrelaçamento de dizeres/fazeres/compreensões que delimitam identidades, projetos de sentido e percursos de constituição desses sujeitos. Assim, trabalhar com gêneros do discurso é olhar para sujeitos que dialogam, pelo que dizem, fazendo, compreendendo e, inescapavelmente, se colocando em um lugar e tempo no mundo.

Biografia do Autor

Marco Antonio Villarta-Neder, Universidade Federal de Lavras

Departamento de Estudos da Linguagem. Letras

Referências

BAKHTIN, Mikhail M. Metodologia das Ciências Humanas. In: BAKHTIN, Mikhail M. Notas sobre literatura, cultura e ciências humanas. Organização, tradução, posfácio e notas de Paulo Bezerra. Notas da edição russa de Serguei Botcharov. São Paulo: Editora 34, 2017.

BAKHTIN, Mikhail M. Teoria do Romance I – A Estilística. Tradução, prefácio e notas de Paulo Bezerra. Organização da edição russa de Serguei Botcharov e Vadim Kójinov. São Paulo: Editora 34, 2015.

BAKHTIN, Mikhail. M. Estética da Criação Verbal. Tradução de Paulo Bezerra. 6. ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2011a.

BAKHTIN, Mikhail. M. O problema do texto na Linguística, na Filologia e em outras Ciência Humanas. In BAKHTIN, Mikhail M. Estética da Criação Verbal. Tradução de Paulo Bezerra. 6. ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2011b.

COSTA-HÜBES, Terezinha da Conceição. Por um ensino voltado às práticas discursivas com a linguagem. In: COSTA-HÜBES, Terezinha da Conceição (Org.). Práticas sociais de linguagem: reflexões sobre oralidade, leitura e escrita no ensino. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2015.

GERALDI, João W. Sobre a questão do sujeito. In PAULA, Luciane de; STAFUZZA, Grenissa B. (org.). Círculo de Bakhtin: teoria inclassificável. Volume 1. Série Bakhtin Inclassificável. Campinas: Mercado das Letras, 2010.

GOGOTICHVÍLI, Liudmila. Sobre o texto de Bakhtin. In BAKHTIN, Mikhail M. Questões de Estilística e Ensino da Língua. Tradução, posfácio e notas de Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. Apresentação de Beth Brait. Organização e notas da edição russa de Serguei Botcharov e Liudmila Gogotichvíli. São Paulo: Editora 34, 2013.

IÁN. Direção Abel Goldfarb. Roteiro: Gastón Coralli. Produtores: Gastón Coralli; Juan José Campanella. Mundo Loco – Animation Studios/Fundación Ian. Argentina, 2018. 9 min 45 seg. Colorido. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=2hlRnWhlrDM . Acesso em 30 mar 2020.

MEDVIÉDEV, Pavel. O método formal nos estudos literários: introdução a uma poética sociológica. Tradução de Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: Contexto, 2012.

PAULA, L.; SERNI, N. M. A vida na arte: a verbivocovisualidade do gênero filme musical. Raído, Dourados, v. 11, n. 25, p. 179-180, jan./jun. 2017.

STAFUZZA, G. B.; LIMA, G. O. Diálogo e verbovocovisualidade em ‘Cantada’ (2014) de Porta dos Fundos. PROLINGUA, UFPB, v. 12, n. 2, p. 97-109, set/out. 2017.

VILLARTA-NEDER, Marco A. Verbivocovisualidade no documentário Histórias de quando a água chegou: ato responsável e diálogo na constituição intersemiótica. Revista Estudos Linguísticos, v. 48, n. 3, p. 1657-1672, dez. 2019.

VILLARTA-NEDER, Marco A. Roteiro de Análise de Enunciados e Gêneros Discursivos para disciplinas de Graduação na Universidade Federal de Lavras. Lavras/MG. Mimeo. 2018a.

VILLARTA-NEDER, Marco A.; FERREIRA, Helena M. Alteridade e Responsabilidade: Leituras de Texto Multissemiótico de videoanimação como construção intersubjetiva na relação ensino-aprendizagem. Artigo aceito para a Revista Diacrítica. Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho (CEHUM). Portugal. Braga. 2020, s/p.

VÓLKOVA AMÉRICO, Ekaterina. Alguns aspectos da Semiótica da Cultura de Iúri Lótman. Tese de Doutorado. Programa de Pós-graduação em Literatura e Cultura Russa. Área de Concentração: Literatura e cultura russa. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. São Paulo, 2012.

VOLÓCHINOV, Valentin N. Estilística do Discurso Literário II: A construção do enunciado. In VOLÓCHINOV, Valentin N. A palavra na vida e a palavra na poesia. Ensaios, artigos, resenhas e poemas. Organização, tradução, ensaio introdutório e notas de Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. São Pauo: Editora 34, 2019.

VOLÓCHINOV, Valentin N. Marxismo e Filosofia da Linguagem – problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução, notas e glossário de Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2018.

Downloads

Publicado

03-08-2020

Como Citar

VILLARTA-NEDER, M. A. O Tom De Como Eu Aprendo e de Como Eu Ensino: Uma Reflexão Bakhtiniana Sobre Ações Entre Sujeitos. Línguas & Letras, [S. l.], v. 21, n. 50, p. http://dx.doi.org/10.5935/1981–4755.20200012, 2020. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/24404. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ: ESTUDOS DIALÓGICOS E INCURSÕES NA PRÁTICA DOCENTE