Por Uma Proposta de Educação Dialógica Alteritária
Palavras-chave:
escuta alteritária, educação dialógica, alteridadeResumo
Este ensaio apresenta os principais elementos teóricos passíveis de definir o que denominamos educação dialógica alteritária. Sua proposta se insere no âmbito de estudos, nacionais e internacionais, que vêm redefinindo a ideia de educação ao lhe apor o qualificativo dialógico ou outros que sugiram uma exploração mais sistemática de propostas dialógicas no âmbito da educação. A proposta aqui apresentada se baseia na ideia de que deve haver na escola uma escuta alteritária, uma escuta que vê o outro, alunos, colegas etc., como reais coparticipantes de uma interação, considerando-o com empatia e, exotopicamente, respeitando sua maneira específica de ser, maneira essa que é sempre um desafio para quem escuta, porque, ainda que no mundo humano prevaleça a diferença, cada sujeito, centro de valor, vê sua especificidade como dada e muitas vezes atribui à especificidade que o outro lhe traz o caráter de diferença. Propomos assim uma atitude que permite que nossa igualdade e nossas diferenças deem um novo sentido ao encontro pedagógico e, para além dele, promova a autonomia e a cidadania. A ideia geral dessa proposta é, portanto, promover uma abordagem, ou melhor dizendo, atitude, dialógica alteritária, organizada na forma de um conjunto de parâmetros que descrevem uma atitude de escuta alteritária, escuta que vai até o horizonte do outro e tenta vê-lo do ponto de vista de seu ambiente. Sua base, que leva em consideração vários teóricos pertinentes, é, principalmente, XXXXXX, 2011b, 2013a, 2013b, 2014a, 2014b, 2015; GEPEC, 2013; MARQUES e XXXXXX, 2018).
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