Economia solidária no currículo escolar: outras possibilidades para a Educação do Campo Amazônica

Autores

  • Joana d'Arc de Vasconcelos Neves Universidade Federal do Pará
  • João Plínio Ferreira de Quadros SEMED-BRAGANÇA ALUNO DO PPLSA-UFPA
  • Thayse Maria Alvão Correa SECRETARIA DO ESTADO DO PARÁ - ALUNA DO PPLSA-UFPA
  • Sebastião Rodrigues da Silva Junior UFPA
Agências de fomento
CAPES PROCAD AMAZONIA

Palavras-chave:

Amazônia. Economia Solidária. Educação do Campo

Resumo

Este trabalho tem como foco refletir sobre a relação entre práticas educativas da Economia Solidária, Currículo e Educação. Diante do escopo, questionamos: como a relação entre currículo e economia solidária pode contribuir com a educação do campo? Assim, objetivou-se analisar a relação entre currículo e economia solidária para a educação do campo. Epistemologicamente, a pesquisa se situa no campo crítico do currículo à luz dos teóricos como Silva, Freire, Hage, Caldart, Arroyo. Metodologicamente buscou-se revisão literária, dividindo-se em três seções: num primeiro momento, os sentidos e significados sobre o currículo na educação do campo; na segunda seção historicizar a economia solidária e trazer à tona a singularidade e a socioeconômia na Amazônia; e, na última, explicar a importância e as possibilidades da relação entre currículo e economia solidária para as escolas do campo na Amazônia. O resultado direciona para correlação entre economia solidária e a constituição de um currículo contra-hegemônico

Biografia do Autor

Joana d'Arc de Vasconcelos Neves, Universidade Federal do Pará

Pos Doutorado na UNiversidade fFederal do Oeste do Pará. Doutora e Mestra em Educação pela Universidade Federal do Pará. Atualmente é Docente do Programa de Pós-Graduação Linguagens e Saberes da Amazônia e professora Adjunta da Universidade Federal do Pará Campus de Bragança-Pa. É membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. Coordena o Grupo de Pesquisa de Educação de Jovens e Adultos e Diversidade na Amazônia. É Pesquisadora da Rede Inclusiva da região Amazônica; do Observatório Superior da Educação do campo; da Cátedra Paulo Freire da Amazônia, Grupo de Pesquisa sobre a Juventude e Representaçoes sociais da Educação -GEPEJURSE. Exerceu a Direção de Ensino do campus Universitário de Bragança (2014-2017); Diretora da Faculdade de Educação (2010-2012). Atua na área de Educação; Formação de Professores; Educação Inclusiva e Psicologia da Educação. . Integrante do Movimento de Educação de Jovens e adultos na amazônia paraense.

João Plínio Ferreira de Quadros, SEMED-BRAGANÇA ALUNO DO PPLSA-UFPA

Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (2004). Possui Especialização em Gestão Escolar pela UFPA (2015) e Ciências Ambientais e Sustentabilidade da Amazônia IFPA (2018). Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Linguagens e Saberes da Amazônia (UFPA), Campus Bragança-PA. É membro do grupo de pesquisa Laboratório de Estudo Linguagem, Imagem e Memorias - LELIM / CNPQ sob a liderança do Profº Dr. Daniel dos Santos Fernandes. Faz parte do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação de Jovens e Adultos e Diversidade na Amazônia, GUEAJA, da Universidade Federal do Pará, liderado por Georgina Negrão Kalife Cordeiro. Atualmente é professor efetivo na Secretaria Municipal de Educação de Bragança-PA,e vice gestor na Rede Estadual de Ensino - Escola Argentina Pereira. Tem experiência na área de Educação como professor de séries iniciais e Gestão Escolar. Pesquisa sobre saberes tradicionais, Educação não-formal, Educação Ambiental e de Jovens e Adultos.

Thayse Maria Alvão Correa, SECRETARIA DO ESTADO DO PARÁ - ALUNA DO PPLSA-UFPA

presarial pela Universidade do Vale do Acaraú (UVA) e Especialização em Educação Especial Inclusiva na Faculdade Rio Sono, mestranda no Programa de Pós graduação da Universidade Federal do Pará em Linguagens e Saberes na Amazônia, na Linha de Pesquisa: Educação, Linguagens e Saberes na Amazônia. Atualmente é Professora Efetiva de Educação Especial da Secretaria de Educação do Estado do Pará, lotada na Sala de Recursos Multifuncionais na Escola Estadual de Ensino Fundamental Externato Santo Antônio e Especialista em Educação da Secretaria de Educação do Estado Pará, responsável pela Coordenação do Ensino Médio na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Prof. Bolívar Bordallo da Silva.

Sebastião Rodrigues da Silva Junior, UFPA

Doutor em Sociologia (UFPA-2013). Mestre em Ecologia de Ecossistemas Costeiros (UFPA-2008). Bacharel e Licenciado em Ciências Sociais (UFPA-1995). Professor Adjunto III da Faculdade de Educação do Campus de Bragança (UFPA). Professor do Programa de Pós-graduação em Linguagens e Saberes da Amazônia (PPLSA). Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia, Estado, Movimentos Sociais. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação de Jovens e Adultos e Diversidade na Amazônia (GUEAJA). Membro do Grupo de Pesquisa Estudos Socioambientais Costeiros (ESAC).

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Publicado

09-02-2021

Como Citar

NEVES, J. d’Arc de V.; QUADROS, J. P. F. de; CORREA, T. M. A.; DA SILVA JUNIOR, S. R. Economia solidária no currículo escolar: outras possibilidades para a Educação do Campo Amazônica. Línguas & Letras, [S. l.], v. 21, n. 51, p. http://dx.doi.org/10.5935/1981–4755.20200026, 2021. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/24729. Acesso em: 30 abr. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ: CENAS DA VIDA AMAZÔNICA: SUJEITOS DIVERSOS ENTRE TEIAS DE LITERATURA E LINGUAGENS