Sobre os Aspectos Socio-Históricos da Obra: Um Recorte de Proposta de Ensino do Gênero Canção Com A Arca de Noé, de Vinícius de Moraes
Palavras-chave:
contexto socio-historico, gênero discursivo canção, BakhtinResumo
Este artigo é um recorte de uma pesquisa mais ampla que procurou desenvolver e testar uma proposta de ensino-aprendizagem do gênero discursivo canção para crianças entre nove e dez anos de idade. Fundamentados numa perspectiva dialógica bakhtiniana, criamos um curso sobre canção e produzimos uma análise a partir do material resultante das aulas referentes à proposta didática de ensino-aprendizagem do gênero. Nesse curso, abordamos as canções do disco A arca de Noé, de 1980, produzido a partir de poemas do livro infantil de mesmo título, publicado em 1970 por Vinícius de Moraes. Especificamente, nosso recorte abrange as duas primeiras aulas, nas quais tratamos do contexto socio-histórico de produção da obra A arca de Noé e as canções criadas a partir dela, direcionando as atenções para a análise da dimensão socio-histórica de sua produção. Realizamos a demonstração e a análise das aulas a partir das etapas da pesquisa-ação (planejar – agir – descrever – avaliar), perspectiva metodológica que fundamentou a pesquisa. Em função da metodologia utilizada, os resultados apontam em duas direções: i) demonstram a importância de se abordar o contexto socio-histórico em atividades como as propostas, pois, por meio delas, os alunos conseguiram se inteirar dos elementos contextuais de produção da obra de Vinícius de Moraes; ii) ao descrever e avaliar seu planejamento e execução, o professor concluiu que as atividades planejadas tiveram êxito, demonstrando que o encaminhamento proposto para o curso era viável.Referências
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