A música como instrumento de protesto: uma leitura da canção Saga da Amazônia

Autores

  • Aldízio Francisco Lira Universidade Federal de Rondônia
  • Laudenice Freitas da Silva Universidade Federal de Rondônia
  • Nádia Nelziza Lovera de Florentino Universidade Federal de Rondônia
Agências de fomento
Coordenação de Aperfeiçoamento do Ensino Superior

Palavras-chave:

Protesto, Música, Amazônia

Resumo

O presente trabalho propõe uma análise da letra da canção Saga da Amazônia, de autoria do compositor paraibano Vital Farias (1982), levando em consideração as características poéticas apresentadas por ela, bem como o contexto cultural utilizado para a criação de sua letra. Procurar-se-á também refletir sobre o desmatamento da Amazônia e seus efeitos para a população local. Será utilizada a pesquisa bibliográfica, tendo como principal referencial teórico Antônio Cândido (1996) que discorre sobre a estrutura analítica do poema. O artigo conta com três seções. Na primeira delas, será trabalhada a temática do protesto no contexto musical, com exemplos de canções que questionam a situação vigente. A segunda seção tratará de algumas considerações sobre a escrita de Saga da Amazônia, especialmente sobre os trabalhos publicados sobre a canção e a linha de análise. A última seção é dedicada à análise propriamente dita da supracitada canção. Ressalta-se, por fim, a amplitude e a complexidade da música amazônica, entendendo que são necessários outros estudos a respeito dessa música, especialmente sobre Saga da Amazônia pois nela é possível vislumbrar o protesto do seringueiro amazônico frente à destruição da floresta por forasteiros interessados apenas em fins lucrativos.



Biografia do Autor

Aldízio Francisco Lira, Universidade Federal de Rondônia

Graduado em Letras / Português pela Fundação Universidade Federal de Rondônia - campus de Guajará-Mirim (2009). Especialista em Tradução e Interpretação em Língua Brasileira de Sinais pela Faculdade Santo André (2019). Mestrando em Letras pela Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR campus José Ribeiro Filho (ingressando em 2019)

Laudenice Freitas da Silva, Universidade Federal de Rondônia

Graduada em Letras Português e Literatura Vernácula pela União das Escolas Superiores de Porto Velho – UNIPEC (2005). Pós-Graduada em Letras Português pela Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR (2008). Mestranda em Letras pela Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR campus José Ribeiro Filho.

Nádia Nelziza Lovera de Florentino, Universidade Federal de Rondônia

Doutora em Letras pela Universidade Estadual "Júlio Mesquita Filho". Professor Adjunto do Departamento de Línguas Estrangeiras da Universidade Federal de Rondônia

Referências

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Publicado

09-02-2021

Como Citar

LIRA, A. F.; FREITAS DA SILVA, L.; DE FLORENTINO, N. N. L. A música como instrumento de protesto: uma leitura da canção Saga da Amazônia. Línguas & Letras, [S. l.], v. 21, n. 51, p. http://dx.doi.org/10.5935/1981–4755.20200034, 2021. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/25943. Acesso em: 30 abr. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ: CENAS DA VIDA AMAZÔNICA: SUJEITOS DIVERSOS ENTRE TEIAS DE LITERATURA E LINGUAGENS